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2nd Semester

Compulsory Courses

  • Metodologia em Pesquisa Social I FCS705

    5a feira (afternoon)
    Notes: teste
    Sociologia e Antropologia
    O curso oferece às alunas e alunos ferramentas necessárias para a construção de suas pesquisas ao abordar, no primeiro módulo, questões relativas ao método, teoria e prática na pesquisa social, tais como: construção de objetos, problemas e hipóteses, revisão bibliográfica, utilização de técnicas e recortes qualitativos e quantitativos, integração "quali" e "quanti", método etnográfico, imagem e etnografia, antropologia e arte, pesquisa de campo, escrita e atividade etnográfica, ética na pesquisa social. O segundo módulo será dedicado à discussão dos projetos de pesquisa dos discentes inscritos na disciplina.
    PPGSA_ Programa de Curso Metodologia em Pesquisa Social I - Aparecida Moraes e Fernando Rabossi.pdf163,80K
  • Teoria Antropológica II FCS704/FCS804

    4a feira (afternoon)
    Sociologia e Antropologia
    Este curso oferece aos estudantes um aprofundamento nos estudos antropológicos, a partir de uma seleção de temas, autores e tendências teóricas centrais à constituição da disciplina. O curso propõe percursos bibliográficos orientados, buscando também capacitar os estudantes a construírem trajetórias próprias de leitura e pesquisa.
    PPGSA_ Programa de Curso Teoria Antropológica II - 21_07_2025 Rodrigo Toniol.pdf100,34K

Elective Courses

  • Desigualdades e Trajetórias FCS746/FCS846

    4a feira (morning)
    Social Differences and Inequalities
    O objetivo do curso é debater temas relacionados às desigualdades, estratificação e trajetórias sociais. Nesse sentido, se vincula ao INCT Instituto Igualdade no esforço de analisar questões como classe, mobilidade, educação, violência/segurança pública e os impactos da comunicação e plataformas digitais na vida cotidiana, tais como economia digital, redes sociais e novas sociabilidades, novas formas de trabalho. Especificamente, o programa incluirá debates sobre os seguintes temas: 1. Estratificação e desigualdades sociais; 2. Impactos da comunicação e plataformas digitais na vida cotidiana; 3. Desigualdades setoriais, trajetórias sociais e experiências com adversidade.
    PPGSA_ Programa de Desigualdades e Trajetórias - 21_07_2025 Celi Scalon Cesar Gordon.pdf98,89K
  • Etnografia do Estado FCS730/FCS830

    3a feira (afternoon)
    Body, Person and Social Relations
    O curso pretende introduzir o campo da antropologia do Estado aos discentes, colocando em discussão (a) algumas de suas bases conceituais; (b) desafios metodológicos e éticos específicos enfrentados por estudos antropológicos interessados no Estado; e (c) argumentos e resultados de pesquisas etnográficas recentes sobre o Estado e suas práticas, efeitos e artefatos. Pretende-se privilegiar contribuições da antropologia brasileira para a área, colocando os discentes em contato com produções de núcleos de pesquisa nacionais e suas respectivas abordagens. Observação: o programa poderá sofrer alterações e acréscimos a partir do início das aulas e da apresentação dos interesses de pesquisa dos discentes.
    PPGSA_ Programa de Curso Etnografia do Estado FCS730FCS830 - 21_07_2025 Leticia Ferreira.pdf145,90K
  • Etnografia do urbano: cidade, natureza e infraestruturas FCS748/FCS848

    3a feira (morning)
    Violence, Territoriality e Moralities
    O curso propõe refletir sobre as muitas inter-relações entre natureza e vida urbana a partir de uma perspectiva transdisciplinar que articula sociologia, antropologia, geografia, história e estudos urbanos. A proposta é examinar como a ideia de “natureza” é historicamente construída, mobilizada e reconfigurada no contexto urbano. Debateremos, entre outras questões: a) formas de percepção, manejo e disputa da natureza nas cidades, no cotidiano e em projetos político-científicos; b) o papel das ciências em processos de urbanização; c) as relações de poder no e sobre o espaço urbano e seu entrelaçamento com múltiplas materialidades; d) a relação entre mudanças climáticas e condições de vida urbana; e) agências humanas e não humanas na produção da cidade; e f) as relações entre espaço urbano, sujeira e limpeza. O curso está dividido em duas partes. A primeira retomará debates teóricos fundamentais sobre a natureza nas ciências sociais. E a segunda abordará múltiplos entrelaçamentos entre natureza, processos de urbanização e dinâmicas urbanas. O curso promoverá discussões a partir de textos clássicos e contemporâneos, do Norte e Sul global, fundamentados por diferentes metodologias.
    PPGSA_ Programa de Curso Etnografia do urbano - 22_07_2025 Julia O'Donnell e Marcela Araujo.pdf117,96K
  • Religião e Futuros FCS747/FCS847

    6a feira (afternoon)
    Body, Person and Social Relations
    Construir cenários imaginados de futuros sem dúvidas constitui uma capacidade de agência que aparece em diversos universos de pesquisa. Desde refugiados políticos, populações vulneráveis a riscos sociais, passando pelas questões ambientais e o antropoceno, cenários e imaginações de futuros são cruciais, seja como formulação analítica, seja como uma questão englobante que atravessa nossa quadratura histórica. Para isso, voltamos a questões clássicas e contemporâneas de sociologia e antropologia da religião em relação à imaginação de futuros: desde uma macrossociologia do antropoceno, da sociedade do risco e da aceleração social, passando pelos futuros distópicos, até temas de pesquisa como o retorno das profecias, da astrologia e dos oráculos.
    PPGSA_ Programa de Curso Religião e futuros - 22_07_2025 Eloísa Martín.pdf72,91K
  • Semântica e Estrutura Social FCS735/FCS835

    5a feira (afternoon)
    Art, Culture and Social Thought
    A disciplina pretende apresentar reflexões teóricas e experimentos de pesquisa dedicados à análise dos nexos entre conhecimento e sociedade, em seus vários níveis, escalas e dimensões. Se, durante décadas, a sociologia mobilizou seus melhores esforços para compreender como o conhecimento é produzido no interior do sistema científico – entendido como um universo dotado de valores, normas e práticas próprias –, mais recentemente, o desafio tem sido observar como o conhecimento circula e se espirala para além do sistema científico, enlaçando observações de especialistas e de não-especialistas. No caso das ciências sociais, aliás, a própria produção de conhecimento científico original exige, de saída, que se observe as distintas formas de auto-observação disponíveis socialmente, o que Anthony Giddens denominou de “dupla hermenêutica”.
    PPGSA_ Programa de Curso Semântica e estrutura social - 21_07_2025 Antonio Brasil Jr.pdf99,05K
  • Teoria Social Pós-colonial FCS721/FCS821

    3a feira (afternoon)
    Art, Culture and Social Thought
    A disciplina propõe uma leitura da teoria social a partir de autores e autoras que formularam problemas e conceitos em diálogo com experiências históricas marcadas pela colonização, seus processos de resistência e desdobramentos. Buscaremos debater abordagens que tensionam e expandem o repertório conceitual da sociologia ao tratar de temas como modernidade, poder, diferença, desigualdades, tradução cultural, subjetivação e linguagem. A proposta não é apenas diversificar os referenciais da teoria social, mas explorar como essas contribuições oferecem novas possibilidades analíticas para pensar o contemporâneo e a própria disciplina. O curso está organizado em três partes. A primeira discute alguns programas recentes de renovação da imaginação sociológica, com suas agendas de pesquisa, convergências e divergências. A segunda examina repertórios teóricos elaborados no contexto das lutas anticoloniais e de suas ressonâncias, incluindo textos ensaísticos, intervenções filosóficas e produções literárias que dialogam com o pensamento social. A terceira parte é dedicada à discussão de pesquisas atuais que articulam teoria e empiria a partir dos debates e perspectivas examinados ao longo do curso.
    PPGSA_ Programa de Curso Teoria social pos-colonial - 22_07_2025 André Bittencourt.pdf123,37K
  • Trabalho e Sociedade Hoje FCS718/FCS818

    4a feira (afternoon)
    Politics, Economics, and Labor
    O curso objetiva analisar a categoria trabalho como chave para o entendimento da sociedade capitalista, enfatizando os processos de transformação que têm alterado sobremaneira o perfil do trabalho e da classe trabalhadora na sociedade contemporânea. A disciplina está dividida entre o debate de questões teóricas, examinando parte do variado arcabouço conceitual construído com o intuito de compreender esse tema, e a apresentação de pesquisas recentes sobre trabalho, trabalhadoras/es e suas formas de organização e mobilização. Nesse sentido, pós-graduandas/os que estudem trabalho encontrarão espaço propício para discussão de seus próprios objetos de dissertação ou tese e para debate de questões teóricas, metodológicas e empíricas presentes nos estudos de outras pesquisadoras e pesquisadores sobre o trabalho na atualidade. Estarão em tela aspectos tais como: formas concretas assumidas pelo trabalho, desregulamentação das relações de trabalho, formas de organização e ativismos das/os trabalhadoras/es e “crise” do sindicalismo, capitalismo de plataforma e informalidade, bem como processos de flexibilização, terceirização, precarização e uberização do trabalho.
    PPGSA_ Programa de Curso Trabalho e sociedade hoje - 21_07_2025 Marco Santana e Elina Pessanha.pdf93,61K
  • Violência(s) (na) Política(s) FCS749/FCS849

    2a feira (afternoon)
    Notes: O curso terá início em 11/08
    Violence, Territoriality e Moralities
    O objetivo do curso é oferecer ferramentas para discutir a(s) ideia(s) de “violência (na) política”, por meio do diálogo entre a sociologia do crime e da violência, a sociologia da moral, a sociologia política e a teoria política. Mobilizando uma abordagem compreensiva, colocamos em questão as categorias fundamentais “violência”, “política”, “violência política” e “violência na política”, pondo-as em diálogo com a categoria “violência urbana”. A partir daí, discutimos as principais perspectivas e formas analíticas para pensar a relação entre a mobilização de diferenças de força dignas de nota e o mundo das relações políticas – em vários planos, como o eleitoral, o cotidiano, no negocial e o de políticas públicas. Recentemente, a violência usada pela extrema-direita em períodos eleitorais e, de modo geral, como modus operandi fora desses períodos, nos leva a revisitar conceitos da sociologia e da teoria política, bem como recuperar conhecimentos forjados em outros momentos de violência emblemáticos experimentados em âmbitos políticos, como a violência impetrada pelo Estado durante a ditadura empresarial-militar iniciada em 1964 no Brasil. Na esteira dessa abordagem, devemos, por exemplo, nos perguntar como esses fenômenos se articulam atualmente com os padrões de violência cotidiana e de que modo é possível estabelecer um fio condutor entre as diversas naturezas de violência na política (da violência política à violência social) nestes tempos de políticas extremas.
    PPGSA_ Programa de Curso Violência política - 21_07_2025 Alexandre Werneck.pdf94,33K

1st Semester

Compulsory Courses

  • Teoria Antropológica I FCS702/FCS802

    3a feira (morning)
    A disciplina procura oferecer uma paisagem sistemática e crítica das teorias antropológicas do século XX, desde as primeiras correntes teóricas e os primórdios do método etnográfico, até meados da década de 1980. A matéria compreende a exposição das genealogias teóricas e suas transformações históricas, com foco nos/as e nos autores/as mais representativos das correntes e escolas do pensamento antropológico da maior parte do século XX. O percurso de leituras e debates não visa esgotar a produção de um período tão vasto e dinâmico na formação disciplinar, mas visa explorar alguns estudos significativos provenientes da Escola Sociológica Francesa, da Escola Culturalista Norte-Americana e da Escola Estrutural-Funcionalista Britânica. Para isso, o programa do curso se concentra no surgimento, elaborações e críticas de dois conceitos centrais à disciplina (e por isso em permanente debate e disputa): sociedade e cultura. A partir deles, pretende-se construir um campo comum de conhecimento disciplinar, perpassando temas e problemas que constituem os fundamentos do conhecimento antropológico e que se mantém ainda pertinentes. A dinâmica da aula envolve uma fala disparadora da discussão por parte da professora e espera-se dos alunos compromisso com as leituras dos textos e com as discussões em sala de aula.
    Teoria Antropologica I 2025.1.pdf106,13K
  • Teoria Sociológica I FCS701/FCS801

    5a feira (afternoon)
    Voltada para os clássicos da sociologia, a disciplina discute conceitos básicos e perspectivas de análise concorrentes sobre a sociedade e suas transformações modernas. Dessa perspectiva, entre as questões focalizadas na disciplina incluem-se: indivíduo e sociedade; estrutura e ação; consenso e conflito; valores e ideologias; e ação coletiva. A metodologia da disciplina consistirá em investigar os pressupostos analíticos inscritos em obras clássicas da sociologia de modo a compor, simultaneamente, uma compreensão consistente das problemáticas substantivas abordadas e também sua dimensão analítica propriamente dita. Trata-se de recuperar um repertório conceitual clássico tendo em vista não apenas sua historicidade, mas, sobretudo, seus sentidos teóricos mais perenes e também contemporâneos na teoria sociológica. Nesse sentido, duas questões gerais se impõem: o reconhecimento da pluralidade de abordagens e os conflitos interpretativos clássicos ainda abertos no presente; e a pergunta se a reformulação de problemáticas persistentes e de conceitos básicos tem permitido inovações teóricas consistentes e visões sintéticas dos dualismos conceituais característicos da reflexão sociológica.
    PPGSA-2025-1-BOTELHO-Teoria Sociológica I.pdf90,47K
  • Teoria Sociológica II FCS703/FCS803

    2a feira (afternoon)
    O objetivo desta disciplina é oferecer um painel dos principais temas e de alguns modelos de destaque da ortodoxia da sociologia neoclássica, notadamente a do século XX, e promover o diálogo entre esses autores neoclássicos e os grandes temas clássicos da sociologia – como agente x estrutura (indivíduo x sociedade), consenso x conflito ou micro x macro.
    PPGSA-2025-1-WERNECK-Teoria Sociológica II.pdf101,07K

Elective Courses

  • De Artefatos, Sons e Imagens: Encontro de Saberes FCS734/FCS834

    4a feira (afternoon)
    Art, Culture and Social Thought
    Propomos neste curso um encontro de saberes a partir do contato direto com imagens, sons e artefatos, moldados, entoados, tocados, gravados, pintados, trançados, tecidos, esculpidos, desenhados, dançados e performados por diferentes povos que habitam o território brasileiro. As coisas, os sons, os gestos e as imagens guardam universos relacionais complexos que apontam para cosmopolíticas de resistência, memórias vivas que têm suas raízes na longa duração (Warburg; Didi-Huberman; Severi; Goldman; Feld) e que são atualizados diariamente no fazer e nas festas populares, indígenas, afro-brasileiras e afro-indígenas. Este seminário de encontro de saberes visa trazer as coleções de volta à vida através do contato entre as coisas guardadas e os mestres que sabem fabricar, tocar e manipulá-las, assim como através de um exame cuidadoso das biografias das coisas. Partindo da reflexão sobre e problematização das práticas de colecionamento, dos artefatos, das performances e rituais, propomos um diálogo entre os estudos dos sons e sonoridades e as reflexões sobre arte e imagens. O curso pretende também estabelecer um diálogo com os acervos do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, a partir do contato com as imagens, os sons e objetos do acervo. Entre os convidados se encontram mestres dos saberes indígenas, afro-brasileiros e das culturas populares, assim como antropólogos que se debruçaram sobre a vida das coleções, dos sons, das imagens, das danças e dos rituais.
    PPGSA-2025-1-LAGROU-CHAVES-De Artefatos, Sons e Imagens.pdf148,49K
  • Etnologia Indígena: mito e mímese FCS732

    Teacher: Cesar Gordon
    6a feira (morning)
    Body, Person and Social Relations
    O curso pretende realizar uma reavaliação do opus magnus de Claude Lévi-Strauss, a saber a análise estrutural do corpus narrativo mitológico sul-americano publicada nos diversos volumes da série Mitológicas (1964, 1966, 1967, 1971, 1985, 1991) à luz da chamada Teoria Mimética de René Girard (1978, 1981, 2007). Sugerimos que a abordagem mimética girardiana é capaz de revitalizar alguns debates no campo da etnologia indígena, possivelmente resolvendo certas aporias presentes nos modelos descritivos hegemônicos das sociedades indígenas, tal como o perspectivismo ameríndio ou a teoria da predação ontológica (Viveiros de Castro 1996, 2002, 2009), nos quais se nota uma difícil tentativa de injetar o idioma pós-estruturalista para dentro da análise lógico-estrutural realizada por Lévi-Strauss. A abordagem mimética, por sua vez, permite reler o mitos indígenas sul-americanos em termos de sua dimensão existencial e concreta e não somente em termos da sua dimensão cognitiva e epistemológica, incorporando a dimensão da violência e do mecanismo ritual sacrifical, expurgados pelo modelo estrutural, mas fortemente presentes nos modelos perspectivistas e ontologistas, reconciliando mito e rito, sacrifício e totemismo, diferença e identidade em um mesmo modelo explicativo.
    PPGSA_ Programa de Curso - PDF Template - 37 Etnologia Indígena_ mito e mímese.pdf172,67K
  • Gênero, Trabalho e Subjetividades: Debates e Campos de Pesquisa FCS 714

    3a feira (afternoon)
    Social Differences and Inequalities
    A partir das contribuições, transformações e reverberações dos estudos de gênero e feministas na sociologia e na antropologia do trabalho, o programa da disciplina se organiza em torno de dois módulos que tratam das principais questões teóricas e metodológicas que marcam o campo, abarcando temas e categorias de análise como “cuidado", “subjetividades", “intimidade", “sexualidade", “marcadores sociais da diferença" e “desigualdades". Assim, a disciplina tem por objetivo apresentar as principais discussões conceituais e de investigação em que o "gênero", relacionado com as categorias e temas listados acima, se destaca como na construção de problemas de pesquisa e no desenvolvimento de análises socioantropológicas. O segundo módulo do programa focará no debate de projetos de pesquisa ou do desenvolvimento do campo das/os discentes.
    PPGSA_ Programa de Curso - PDF Template - 23 Gênero, trabalho e subjetividades.pdf297,20K
  • Gramáticas Parentais, Trabalho e Negócios FCS 745/845

    6a feira (morning)
    Politics, Economics, and Labor
    O presente curso tem por objetivo explorar algumas ferramentas teóricas e metodológicas para abordar as relações entre parentesco, família, trabalho e negócios. Muitas vezes pensadas como dimensiones opostas ou articuladas por lógicas diferenciais, exploraremos os pressupostos por trás dessas concepções através da crítica sociológica, da crítica feminista e da crítica antropológica à mesma; retomaremos algumas abordagens sobre parentesco, compadrio e trabalho relacional que são fundamentais na construção de negócios e trabalhos; analisaremos as categoria “empresa familiar” e (des)emparentamento, e exploraremos alguns trabalhos desenvolvidos em diferentes contextos – Gana, Bolívia, Itália e Brasil. A escolha de “gramáticas parentais” como chave de ingresso na discussão tem duas inspirações. Por um lado, a categoria “parentais” tem um duplo sentido – enquanto pai e mãe e enquanto parentes – que, de certa forma, concilia duas abordagens muitas vezes paralelas na antropologia: os estudos do parentesco e os estudos da família. Por ouro lado, “gramática” remete, antes que a uma entidade específica – seja família, parentela ou casa –, a uma lógica operatória mobilizada a partir de relações consanguíneas, de afinidade ou de compadrio que é chave na construção de confianças, parecerias e negócios. Emparentar negócios, uma das ideias que exploraremos no curso, reflete a ênfase nesse caráter prático e performativo.
    PPGSA-2025-1-RABOSSI-Gramáticas Parentais, Trabalho e Negócios.pdf102,56K
  • Políticas de Memória: Museus, Patrimônios e Espaços em Disputa FCS730/830

    5a feira (morning)
    Violence, Territoriality e Moralities
    Artefatos memoriais têm mediado formas de enquadramento histórico e de gestão de conflitos em diferentes contextos socioculturais. Contudo, ao se basearem na objetivação de experiências, são cada vez mais problematizados por estudos que apontam os efeitos deletérios das práticas de colecionamento de alteridade, de apropriação cultural e de dominação epistemológica. Desse contexto crítico, contranarrativas históricas e culturais buscam estimular reflexões sobre os usos do passado, na tentativa de que outras perspectivas estimulem a fabricação de uma nova consciência humana. A partir do campo de estudos da antropologia, e em diálogo com os da história, crítica literária, história da arte, sociologia, geografia e arquitetura, debateremos neste curso: 1. as formas de reverberação da racialização, generificação e decolonização em cada contexto e projeto museal e de circulação dos objetos no campo heterogêneo dos museus etnográficos, históricos e de arte e cultura, deixando fluidas e em disputa essas fronteiras classificatórias; 2. os processos de legitimação de sentidos sobre o passado e de sustentação de intervenções no presente das políticas patrimoniais, tendo em conta suas imbricadas relações com as indústrias turísticas e imobiliárias, as agências transnacionais e as dinâmicas de mercantilização cultural; 3. os modos de produzir ou contestar poderes e hierarquias na ocupação do espaço público, através de estátuas, memoriais, monumentos e manifestações artísticas.
    PPGSA-2025-1-GUIMARÃES-RIBEIRO-Políticas de Memória.pdf159,93K
  • Tecnologias de Governo: Tempo, Espaço e Poder FCS733/FCS833

    Teacher: Bruno Cardoso
    4a feira (morning)
    Violence, Territoriality e Moralities
    Dentre as maiores transformações relacionadas à economia, trabalho, conhecimento e sociabilidade no capitalismo contemporâneo, aquelas relativas ao tempo e ao espaço se destacam por sua centralidade e implicações profundas nas relações entre as pessoas e na subjetividade individual. O curso vai discutir essas mudanças e as maneiras como espaço e tempo são objetos privilegiados das tecnologias de poder, além de constituintes das próprias relações de poder, desde a formação do mundo moderno até a prevalência da tecnologia digital. A incorporação do tempo e do espaço nas formas de gestão de populações e riquezas é abordada a partir de alguns pontos principais: ação à distância e colonialismo, no caso do espaço, e aceleração, velocidade e colapso. Conectando as duas discussões, logística e ritmo marcam formas de operacionalização, resistência e apropriação dessas tecnologias por diferentes atores.
    PPGSA_ Programa de Curso - PDF Template - 19 Tecnologias de Governo.pdf124,46K
  • Tópicos Especiais Sociologia das Desigualdades Educacionais FCS739/FCS839

    6a feira (morning)
    Social Differences and Inequalities
    O objetivo deste curso é apresentar leituras contemporâneas sobre estratificação
    educacional e a estruturação desigual de resultados escolares. O foco recai principalmente em pesquisas empíricas sobre o tema e a disciplina será focada em debater a relação intricada entre os desenhos de pesquisa e os resultados alcançados pelos diferentes problemas de pesquisa colocados pelos pesquisadores. Neste sentido, o curso pretende estimular os alunos a desenvolver pesquisas futuras fazendo uso do diálogo com os textos lidos na disciplina.
    PPGSA_ Programa de Curso - PDF Template - 18 Top Esp Sociologia das Desigualdades Educacionais.pdf121,12K