General Info
O objetivo desta tese é descrever e analisar as práticas e representações de devotos em um determinado contexto social, religioso e institucional: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, no Rio de Janeiro. Os diversos objetos materiais, que operam as mediações simbólicas entre devotos e santos são especialmente enfocados. Tais objetos, expostos em vários locais da igreja, em um museu em suas dependências, e ritualmente celebrados em várias festividades promovidas pela Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, não apenas representam as relações entre devotos e santos, mas operam na mediação entre diversas categorias, como: vivos e mortos, passado e presente, céu e terra, ricos e pobres, negros e brancos, sujeitos e objetos. Além disso, refletem a relação tensa entre distintas modalidades de práticas e representações religiosas: o catolicismo oficial, o catolicismo popular e as religiões afro-brasileiras. Quanto a este último aspecto, a categoria nativa do “trançado” mostra-se especialmente rentável para o entendimento daquele context social e institucional, e do sistema simbólico que o articula. Por intermédio de entrevistas, consultas a documentos e observação participante, sobretudo sobre as práticas de devoção, a tese desenvolve uma reflexão sobre a natureza das relações entre os integrantes da Irmandade e a memória da Princesa Isabel (a “Redentora”), representada por seus descendentes, que integram de modo sistemático as celebrações daquela Igreja. Ao lado dessa relação, organizada a partir de uma narrativa de cunho hierárquico, outras modalidades de concepção da identidade e da memória dos negros se articulam, a partir de diferentes narrativas, sejam as referentes às reivindicações igualitárias dos negros, sejam as inseridas em um projeto modernizante, na qual se destacam os projetos de inserção e ascensão social dos negros na sociedade brasileira. As tensões e os confrontos entre esses diversos modelos de articulação da identidade social e religiosa dos negros, simbolicamente articuladas por objetos materiais e práticas rituais, constituem questões centrais examinadas nesta tese.