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Essa pesquisa buscou delinear o que se tem proposto para o ensino de sociologia no ensino médio a partir de uma análise interpretativa de quatro entre os manuais didáticos de sociologia para o ensino médio publicados a partir da primeira década de 1980 no Brasil. Descreve e analisa a estrutura, as principais idéias e a lógica que ordena e orienta os textos dos manuais investigados e sistematiza a produção acadêmica anterior. A dissertação conclui que os manuais da disciplina reproduzem um ensino com forte ênfase conceitual e fundamentado no pressuposto da sociologia como propiciadora de uma consciência crítica interventora sobre a realidade social e relevante para o desenvolvimento da cidadania. Também procura sistematizar a produção recente sobre sociologia no ensino médio a partir da recuperação de quatro dissertações de mestrado, incluindo outros estudos realizados e sugere que o campo das ciências sociais especialmente no ensino médio, é articulado por um sentimento visionário, um sentido civilizacional, não raro entre as teorias e políticas educacionais brasileiras, disso decorre uma linha de continuidade entre esses manuais e os primeiros escritos e publicados por intelectuais brasileiros nas primeiras décadas do século XX. Por fim, essa dissertação discute a indiferença, no campo das ciências sociais, sobre as questões de ensino da própria disciplina e sobre seus manuais.

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