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A pesquisa contextualizou, sob a perspectiva da Sociologia da Empresa, a proposta de programa de emprego desenvolvida pelo grupo Shell, na qual destacamos, a partir do estabelecimento da diretriz internacional da meta para promoção de mulheres à cargos gerenciais, a igualdade de oportunidade para homens e mulheres dentro da sua filial brasileira. O estudo teve como objetivo identificar como este princípio se insere neste espaço e quais os sentidos e justificativas a ele atribuído, através do discurso da empresa e de alguns dos seus altos executivos. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos a entrevista semi-estruturada e a pesquisa documental. Concluiu-se que a contratação e a promoção de mulheres no espaço estudado, insere-se em interação com as políticas e práticas da empresa relativas a área de Recursos Humanos, destacando-se o atual modo de gestão que enfatiza a diversidade dentro do grupo. A inserção e a promoção de mulheres em cargos gerenciais é incentivado pela empresa e reconhecido pelos seus executivos mas, no entanto, ainda não os fez revisitar as imagens de gênero repletas de estereótipos presentes no interior da multinacional. Tanto para a Shell Brasil quanto para os seus diretores, vimos que as questões de gênero, apesar de se revelarem estratégicas, ainda estão inseridas num contexto de ressalvas e fantasmas que levam a empresa a não externalizar sua política.

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