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Esta tese é uma análise comparativa da idealização, construção e repercussão de dois espaços religiosos: a Igreja de São Francisco de Assis da Pampulha, localizada na cidade de Belo Horizonte, capital do estado brasileiro de Minas Gerais; e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, situada na cidade francesa de Vence, na região dos Alpes Marítimos. A Igrejinha da Pampulha, como é popularmente conhecida, está inserida em um plano de modernização urbana idealizado no início dos anos de 1940 pelo então prefeito belorizontino, Juscelino Kubitschek, que dá origem ao Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, e programa decorativo encabeçado pelo artista plástico Cândido Portinari, a edificação é recusada pelas autoridades religiosas mineiras, estabelecendo uma controvérsia pública entre defensores e críticos da sua consagração religiosa. A Capela do Rosário, por sua vez, nasce no final da década de 1940 da parceria entre o frei dominicano Rayssiguier e o artista plástico Henri Matisse engajados na elaboração de um projeto inovador de edificação religiosa destinado ao Convento das Irmãs Dominicanas de Vence. A aposta em uma estética moderna tanto no programa decorativo, quanto nos elementos arquitetônicos e objetos litúrgicos; combinada com a atualização do programa de usos religiosos privilegiando a participação dos fieis nos ofícios litúrgicos, é recebida com reservas tanto entre religiosos, quanto entre artistas. O interesse que ancora esta análise está no modo como as duas edificações se fundamentam, condensam e estimulam consórcios entre as dimensões religiosa, artística e também política, ao mesmo tempo em que seus idealizadores, críticos e defensores oscilam entre, de um lado, a sustentação de tais associações e, de outro, a aposta nas distinções entre as mesmas dimensões, tanto para defendê-las quanto para criticá-las. Trata-se portanto de cotejar casos concretos nos quais está em jogo o tensionamento constante do paradigma moderno de separação e autonomia das instâncias religiosas, artísticas e políticas.

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