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No primeiro ensaio analiso a interpretações sobre a questão racial brasileira de três sociólogos que participaram do Projeto UNESCO de relações raciais - Oracy Nogueira, Luiz Aguiar Costa Pinto e Florestan Fernandes. Assim, no primeiro momento iremos analisar a obra de Oracy Nogueira e a interpretação sobre a questão racial brasileira presente na obra do autor que é alinhada à vertente culturalista, porém nosso objetivo é analisar a noção de "cultura" presente em sua obra. Num segundo momento o objetivo é comparar a interpretação de Nogueira com a interpretação de Florestan Fernandes e Costa Pinto. A partir da temática dos clubes e das associações dos "homens de cor", nosso objetivo é demonstrar tanto a especificidade das reflexões de Nogueira, quando a diferença entre a interpretação de Fernandes e Costa Pinto, que são alinhados à tradição sociológica de estudos sobre as relações raciais. No segundo ensaio, o objetivo deste é descrever e analisar o Renascença Clube e a roda de samba "Samba do Trabalhador" como um espaço de sociabilidade da cidade do Rio de Janeiro. O Clube Renascença fica no Andaraí, bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro e foi inaugurado no ano de 1951 por um grupo de profissionais liberais negros. O ponto central é compreender a tensão entre "samba" e representações da identidade negra a partir da sobreposição das diversas representações sobre o Renascença Clube.

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