General Info
Este projeto de pesquisa tem duplo objetivo: 1) Fundamentar o estudo sobre o cinema popular de Aureliano Shekinah e Ronaldo Roges, moradores de Forquilha, zona norte do estado do Ceará. 2) Oportunizar a interlocução desse trabalho no Ceará com ação de Extensão da Universidade das Quebradas (UQ), realizada no Rio de Janeiro, que visa ao intercâmbio de saberes e práticas. Um dos elementos que define o cinema popular é a estrutura dos grupos colaborativos – equipes de trabalho orientadas pelo regime de solidariedade. Parte-se do pressuposto de que, no interior dos grupos, há uma dinâmica de ensino e de aprendizagem, definida com o conceito aprenderensinar, no escopo das Pedagogias Culturais – área transdisciplinar para pensar as práticas culturais como oportunidades educativas. Pretende-se, portanto, investigar, in loco, como a produção de cinema popular, feita pelos colaborativos de Shekinah e Roges, promove formas de aprendizado que são, em parte, autodidata e, ainda, grupodidata – conceito que marca a construção dos saberes cooperados, no interior ou no trânsito entre grupos. A atividade de extensão realizada no seio da UQ, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), será feita a partir do curso chamado UQ+DOC, ministrado para moradores de comunidades periféricas, e terá como base as referências observadas nos trabalhos de Shekinah e Roger. Com duração de 60h, o curso gratuito ofertará 40 vagas para pessoas a partir de 16 anos, que queiram aprender as noções de realização de documentários. O curso proporcionará a produção de filmes feitos com baixos recursos, visando à inclusão social, à democratização do conhecimento, e à ampliação do cinema popular. Os filmes resultantes serão apresentados em mostra a ser realizada no MAR. Serão publicados artigos e conteúdo bibliográfico para divulgação dos resultados da pesquisa, bem como sistematizadas estratégias metodológicas com vistas à formação para a produção de audiovisual entre comunidades carentes. Palavras-chave: Aureliano Shekinah, Ronaldo Roger, cinema popular, pedagogia cultural.