PT | EN | ES

General Info

Text

A literatura recente sobre desigualdades educacionais tem priorizado o estudo sobre o acesso e permanência de jovens de diferentes classes e raças no sistema educacional brasileiro. Mesmo que as desigualdades educacionais permaneçam significativas, esses estudos têm demonstrado sua diminuição a partir da década de 1990. No caso do ensino superior, a expansão e mudança nas políticas de acesso ? com políticas como o Pro-Uni e as Cotas ? têm sido apontados como fatores explicativos para essas melhoras. Poucos estudos, no entanto, analisaram como jovens profissionais recém egressos da universidade, muitos deles a primeira geração de suas famílias no ensino superior, fazem a transição da escola para o mercado de trabalho. Este trabalho visa preencher essa lacuna ao analisar as trajetórias e percepções de jovens negros e brancos de diferentes estratos sociais, recém graduados em universidades públicas e privadas, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Metodologicamente, o trabalho utilizará dados do IBGE e de Censos Educacionais (INEP), de um survey com recém-formados na região metropolitana do Rio de Janeiro, e de entrevistas em profundidade com alguns desses jovens. Este projeto é parte de uma pesquisa maior, parceria do Núcleo Interdisciplinar do Estudos de Desigualdade (IFCS/UFRJ), do qual faço parte, com o departamento de sociologia da Universidade de Columbia, financiada pelo acordo de cooperação com a Faperj.

Organizer
Contributor
Sponsor