PT | EN | ES

General Info

Text

A pesquisa do fotógrafo carioca Edson Meirelles, realizada ao longo de mais de trinta anos (de 1972 a 2004), constitui um acervo de aproximadamente 20 mil slides (cromos) de ―pinturas populares‖ produzidas em diversas cidades brasileiras. O que o fotógrafo-pesquisador conceitua como "arte gráfica popular brasileira" e/ou ―design popular‖ consiste em uma grande diversidade de pinturas feitas à mão – desenhos, letras, palavras, tipografias, grafismos abstratos e figurativos – encontrados em estabelecimentos comerciais, placas, cartazes, muros, murais, barracas de festas populares, carrocinhas de ambulante, painéis de circo, ônibus de espetáculos de ilusionismo, parques de diversão, etc. Mais do que construir uma extensa coleção fotográfica apropriando-se das diversas expressões plásticas populares ainda pouco conhecidas e estudadas, o trabalho de pesquisa do fotógrafo e colecionador possibilita a investigação antropológica sobre uma concepção ―modernista‖ de Brasil, que questiona e reformula a noção de arte popular, valorizando as criatividades, agências, intencionalidades e (mito)poéticas destas produções pictóricas. O objetivo central desta tese é pensar as relações entre a obra e a pessoa (distribuída em cromos e arquivos) do fotógrafo carioca, investigando etnograficamente o seu modo de fazer antropologia visual por meio da produção desta vasta coleção sobre a pintura e o design popular brasileiros.

Organizer
Advisor

Production

Product4