General Info
Esta tese compara os processos de recontextualização pedagógica do conhecimento sociológico nos livros didáticos de sociologia e nos manuais de ciências econômicas e sociais publicados, respectivamente, no Brasil e na França, na primeira década do século XXI. A pesquisa justifica-se pela relevância da investigação acerca da formação sociológica de milhões de jovens matriculados no sistema escolar, pela originalidade da análise comparativa de países distintos e pela identificação de uma lacuna de estudos nessa temática. As principais questões da pesquisa foram relativas aos processos de recontextualização pedagógica por meio dos quais os conhecimentos científicos são apropriados e relocalizados como conhecimentos escolares, identificando quais foram os conteúdos sociológicos selecionados e como foram recontextualizados para o público escolar. Do ponto de vista metodológico, para discernir as principais semelhanças e diferenças entre a sociologia escolar produzida em cada país, foram analisadas quantitativa e qualitativamente as ilustrações (fotografias, gráficos, tabelas, esquemas explicativos, charges, dentre outros) em 13 livros didáticos (sete brasileiros e seis franceses), considerando-se o potencial delas enquanto ferramentas da recontextualização pedagógica. A comparação com os manuais de outro país realizou-se como uma ferramenta analítica, tendo como objetivo olhar a produção didática nacional a partir do contraste com outra realidade. Identificou-se que o ensino de sociologia e de ciências econômicas e sociais nos dois países aproximava-se no objetivo de fornecer ferramentas de análise para a leitura da sociedade em que o aluno vive, porém diferenciavam-se nas abordagens didático-pedagógicas para alcançá-lo. Observaram-se, na análise do material brasileiro, o predomínio da narrativa didática, a ênfase no referencial eurocêntrico e o tratamento histórico de teorias e conceitos; e, na França, identificou-se a padronização de um modelo didático centrado na elaboração de exercícios a partir da análise de documentos textuais e visuais, privilegiando a realidade contemporânea francesa ou europeia e o referencial intelectual francês. Para destacar as diferenças entre essas distintas abordagens priorizou-se a análise das temáticas do trabalho, das desigualdades sociais e da cultura, presentes nos manuais dos dois países, mas com tratamentos teóricos e didáticos distintos. Sendo assim, esta tese pretende contribuir para as discussões sobre o ensino da sociologia no Brasil, em diálogo com o campo da sociologia da educação e, em particular, das teorias de currículo, especialmente no que concerne à produção de materiais didáticos destinados aos alunos da educação básica.