General Info
Esta dissertação visa refletir sobre como a lógica neoliberal vem se expandindo nas escolas estaduais do Rio de Janeiro, como demonstração de uma concepção da governamentalidade neoliberal, forma de poder que tem criado mecanismos para potencializar a formação de estudantes para o mercado flexível e incerto. Comportamentos concorrenciais e individualistas passam a ser estimulados a partir de políticas públicas, por meio de parcerias público-privadas ou por influência direta de empresas privadas e ONGs na reforma de currículos. O ponto de partida metodológico é análise das apostilas utilizadas no Ensino Médio em tempo integral, de carga horária ampliada com aulas nos turnos da manhã e tarde da rede estadual, voltadas ao Empreendedorismo, em parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O estudo de caso se origina na implementação deste modelo de ensino no Colégio Estadual Brigadeiro Castrioto, em Niterói, para a partir deste caso ser possível refletir sobre o currículo das escolas e das políticas públicas para educação em âmbito estadual e nacional, e também sobre a essência do ensino integral, e suas diferenças para a educação em tempo integral, que na prática é o que está sendo implementado pela SEEDUC-RJ.