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O objetivo desta tese foi mapear um particular movimento de transposição de um rito de consumo de ayahuasca das aldeias kaxinawa (Acre) para grandes metrópoles do Brasil como Rio de Janeiro e São Paulo. O principal foco foi compreender os mecanismos terapêuticos resultante do encontro de um pajé kaxinawa e uma psicóloga junguiana que oferecem ritos de cura à moradores de grandes cidades. Os encontros são realizados mensalmente para um público de aproximadamente trinta pessoas que se reúnem em sítios, fazendas e localidades afastadas dos grandes centros urbanos para consumir a ayahuasca. Organizado por um grupo de psicólogos, o rito urbano do Nixi Pae tem como principal objetivo desempenhar o papel de um ritual "ancestral" de cura do povo huni kuin com a bebida "sagrada" amazônica sob a condução de um jovem aprendiz de pajé, filho de uma importante liderança kaxinawa. As dissonâncias e ressonâncias provenientes desta proposição terapêutica serão fundamentais para orientar o trabalho dos pajés nas cidades, pois o sucesso ou fracasso deste processo dependerá da forma através da qual os tradutores-mediadores-xamãs farão ecoar as ressonâncias em seus cantos, diálogos e textos e se saberão, com astúcia, contornar as dissonâncias.

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