General Info
O tema Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras fomenta reflexões a respeito de questões, não só educacionais, mas também religiosas e políticas. Tendo isto em mente, esta pesquisa investiga como o discurso sobre o Ensino Religioso confessional no Rio de Janeiro, tem sido influenciado por discursos de grupos católicos tradicionalistas e reacionários. Ao analisar o conteúdo do que se discute na Pastoral da Educação, com a anuência dos padres coordenadores, a questão central que norteia o estudo é: de que forma os discursos desses grupos tradicionalistas têm a adesão dos professores de Ensino Religioso e de que forma influenciam a prática docente desses docentes. Em outras palavras, o objetivo geral da pesquisa é compreender a interação entre os discursos promovidos pela hierarquia católica - na figura dos padres-coordenadores - e sua recepção e aplicação no ambiente escolar. Para levar isso a cabo, foram utilizados métodos qualitativos, através da netnografia (ou etnografia virtual) no Grupos Virtual da Pastoral da Educação, além da realização de entrevistas semiestruturadas com docentes e padres, além de uma análise documental da legislação, currículos e planos de curso da disciplina. Esta pesquisa foi, em grande parte, realizada durante a pandemia do COVID-19 que impôs desafios metodológicos pois, diferentemente da etnografia convencional que demanda a interação face-a-face entre pesquisador e pesquisado, esta foi toda realizada sem que houvesse o contato físico-presencial com os informantes. Os resultados indicam que, embora haja uma forte defesa do Ensino Religioso na modalidade confessional sem a preocupação com a pluralidade religiosa (contrário ao que demanda a legislação) por parte das lideranças, a adesão dos professores varia. Enquanto alguns reproduzem o discurso da coordenação em sala de aula, a maior parte dos professores nem sempre põe em prática o que a liderança demanda, uma vez que a maior parte dos docentes se preocupa muito mais em adequar-se às determinações dos gestores escolares e com a manutenção de suas condições de trabalho. Isto é, uma coisa é o discurso da liderança, outra, bem diferente, é a prática dos docentes no chão da escola. É possível afirmar que este estudo contribui para os debates sobre laicidade, sobre o pluralismo religioso, conservadorismo e sobre as conexões entre discursos religiosos e políticos. Permite, também, refletir sobre os desafios do Ensino Religioso na escola pública brasileira