General Info
A companhia brasileira de teatro é um dos mais consagrados grupos em atividade no Brasil, reconhecida por sua proposta vanguardista focada na encenação e dramaturgia contemporâneas, e por traduzir e encenar textos inéditos, polifônicos, plurais, “incompletos” e “endereçados ao outro”. Tais propostas, analisadas como estrutura de sentimento (Williams, 2002, 2010), optam pela narrativa e pela não-representação, valem-se de ambiguidades na relação entre atores e personagens e exploram formas de convívio e presença cênicas, tidas como capazes de estabelecer “encontros” singulares. De 2013 a 2016, a Companhia implementou um projeto de manutenção patrocinado pela Petrobrás, que envolveu circulação de espetáculos, pesquisa de campo, bibliográfica e acadêmica para a construção de uma montagem inédita sobre a atualidade nacional, o PROJETO bRASIL. A presente tese elegeu a Companhia e esse projeto como objetos de estudo etnográfico e apresentou uma interpretação da trajetória, das práticas e concepções artísticas (e intelectuais) da equipe, com destaque para a dramaturgia contemporânea, as amplas redes de relação estabelecidas, o processo de consagração do grupo, a importância do conhecimento acadêmico e as condições de produção artística atuais. Além de evidenciar as afinidades desta estrutura de sentimento com a performance art, estética relacional (Bourriaud, 2009), e o teatro pós-dramático (Lehmann, 2007), a proposta demandou também apreciação crítica das representações do país, da cultura e identidade nacional e uma análise da singular relação de proximidade (e apropriação) entre arte e antropologia, em consonância com pesquisas contemporâneas (Marcus, 2004 e 2006; Foster, 1995; Bishop, 2004; Schneider e Wright, 2006 e 2010; Sansi, 2015). Partindo de conhecidas relações entre ritual, teatro e performance, a ambição de fundo da presente investigação é contribuir para desdobrar novas possibilidades para uma antropologia do teatro, ainda por ser realizada (Beeman, 1993; Müller, 2009).