General Info
Com o advento da indústria 4.0 e o desenvolvimento de novas tecnologias da informação calcadas na ciência de dados, a atividade de marketing, responsável por gerir a comunicação da firma com o público, passa por transformações radicais. A presente pesquisa defende que este novo modelo de gestão da informação reorganiza o conjunto de relações corporativas, atividades de trabalho e formas de calcular mercados e relações de consumo que compõem a rede de marketing. O texto também sustenta que tal mudança impacta a forma como mercadorias são material e simbolicamente criadas. Através da realização de entrevistas e da análise sistemática das informações publicadas por membros da rede de marketing do segmento automobilístico brasileiro em plataformas digitais, é reconstituída a divisão de atribuições, recursos e formas de cálculo entre as equipes de trabalho que compõem a rede. O marketing automotivo utiliza de trabalho intensivo de captura, processamento e análise de grandes volumes de dados provenientes da web para a definição das estratégias de criação de anúncios e veículos. Além disso, o marketing depende de modelos de inteligência artificial para distribuir seus anúncios ao público alvo. A criação da mercadoria é enraizada a uma confluência de processos: a criação de conceitos de novos produtos a partir de pesquisas de dados e da segmentação de público alvo; da elaboração de protótipos com viabilidade física e financeira; e da associação simbólica de mercadorias a valores, imagens e grupos sociais, corporificada através do anúncio.