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Esta tese é uma etnografia da produção cultural contemporânea dos Mebêngôkre (Kayapó), povo Jê, do Brasil Central. Partindo das tensões da categoria kukràdjà, a tradução nativa para o conceito de cultura, a tese descreve e analisa os fortes vínculos dessa categoria com a variada atividade ritual e política mebêngôkre, concedendo especial destaque às diferentes redes de relações (de parentesco, políticas e imagéticas) constituídas em torno da produção de rituais. A circulação de conhecimentos, objetos, matérias-primas, designs e imagens em extensos circuitos de comunicação e de troca intensifica disputas estéticas e imagéticas em torno da beleza das aldeias em contextos inter-aldeões e inter-étnicos de produção ritual. Privilegia-se aqueles rituais apreendidos, apropriados e inventados nas interfaces de contato com a sociedade envolvente, tais como: festas de aniversário de aldeias, cerimônias de posse de novos caciques, grandes festivais inter-étnicos e concursos de beleza para eleger a Miss Kayapó. Este enfoque não deixa de considerar também alguns temas clássicos da etnologia mebêngôkre, como as conhecidas cerimônias de nominação, a atividade feminina da pintura corporal e a produção e circulação de enfeites cerimoniais, sobretudo, aqueles feitos com miçangas.

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