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O projeto visa investigar o retorno do fenômeno de massas e da figura do "condutor de massas" na sociedade capitalista pós-moderna, globalizada e midiática. Baseando-se nas contribuições de Gustave Le Bon em "Psicologia das Massas" (1895), o estudo contextualiza a massa como produto de crises sociais em períodos de transformação, destacando a figura do líder como um "condutor de massas" capaz de moldar a mentalidade coletiva e moderar a ação social destrutiva das massas, estabelecendo uma nova ordem social. O objetivo geral é investigar o retorno do líder carismático na figura do líder populista contemporâneo, especificamente Matteo Salvini e Jair Bolsonaro, e a potencialidade das mídias digitais na articulação emocional e comportamental desse estilo político. A pesquisa analisa os nexos causais entre as massas descritas por Le Bon e as massas digitais contemporâneas, traçando paralelos entre o líder carismático e os líderes populistas contemporâneos. O foco está no uso das mídias digitais pelos líderes populistas, como X (antigo Twitter), que permite a comunicação direta e a construção de um discurso político emotivo. A metodologia combina análise quantitativa e qualitativa de postagens e interações no Twitter para identificar padrões discursivos, temas recorrentes, estratégias retóricas e apelos emocionais utilizados pelos líderes políticos e seus seguidores.

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