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Esta dissertação se propõe a compreender a juventude em conflito com a lei na cidade do Rio de Janeiro a partir das narrativas e da experiência de internação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa em duas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase). O estudo baseou-se na observação simples da rotina no Educandário Santo Expedito e na Escola João Luiz Alves, em entrevistas com internos e funcionários de ambos os institutos. A pesquisa buscou traçar o perfil dos adolescentes internados, bem como compreender quais são as suas representações sobre a “vida no crime”, incluindo as suas relações com as facções criminosas e com a polícia, e a sua atuação, por vezes concomitante, na prática de roubos e no tráfico de drogas. Além disso, este estudo explorou o cotidiano das unidades a partir do ponto de vista dos internos, discutindo sobre os seus sistemas de classificação e as relações de poder e prestígio travadas entre eles. Também foram analisados o conjunto de regras e as punições desenvolvidas e aplicadas pelos próprios adolescentes internados.

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