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Este trabalho busca discutir o processo de desenvolvimento industrial vivificado pela mesorregião Sul Fluminense a partir dos anos 1990 com a implantação de plantas da Volkswagen e da Pegeout-Citroën e seus efeitos regionais, em uma perspectiva teórica que intenta integrar atores locais-regionais, públicos e privados, em uma estrutura de atuação econômica na qual os conceitos de território, região e agência sóciopolítica desempenham papéis cruciais. A construção social do espaço como uma base regionalizada apropriada às transformações econômicas promovidas a partir de pressões supra-regionais (liminarmente, globais e estruturais) apresenta-se simultaneamente, como resultante e reação sóciopoliticas complexas a um processo de transformação econômica materializado pelo modelo "enxuto" de implantação do pólo automobilístico e privatização da CSN. Este processo possui conseqüências bastante particulares no que concerne à formulação de um novo paradigma de desenvolvimento e à emergência concorrencial de novos elementos que o compõem. A alteração teórico-metodológica aqui proposta implica dessa forma, em considerar a questão do desenvolvimento regional, não do ponto de vista da empresa, do trabalho e de suas estruturas de representação, ou mesmo do Estado, mas de sua discussão como uma matriz - discursiva e factual - aglutinadora e (re) criadora de relações sócio-políticas em sentido amplo. No caso do Sul Fluminense, a mobilização destas relações vem assumindo recentemente, o caráter de um projeto de sócio-determinação do território.

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