General Info
Na América Latina a educação superior se transformou de maneira intensa nos últimos anos e essa mudança foi acompanhada de processos de maior estratificação educacional. Além do aumento no número de matrículas, houve maior diversificação dos tipos de instituição, dos cursos, da participação do setor privado e da redução do investimento público. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as semelhanças e diferenças entre as políticas de inclusão no ensino superior e de permanência do Brasil, Peru, Argentina, Uruguai e Chile. De maneira específica, visa sistematizar experiências exitosas e não exitosas para compreender os ciclos que envolvem a formulação, implementação e avaliação dessas políticas e ações. Objetiva-se também examinar como se constituiu os sistemas de ensino superior nesses países, considerando o ambiente institucional e valorativo, e identificar os grupos de pesquisas atuantes nessas localidades para a formulação de redes de investigação sobre essas temáticas. A escolha dos países pautou-se pela heterogeneidade dos seus sistemas de ensino superior, que se diferem em relação à participação do segmento público e privado, das taxas de matrículas e da escala de suas políticas. Baseada no método comparativo, a investigação se desdobra em três etapas. Na primeira, será feita uma pesquisa bibliográfica, documental e em grupos de pesquisa para o levantamento das fontes a serem cotejadas e de pesquisadores para a formação de rede. A segunda etapa da pesquisa prevê classificação, leitura e interpretação do material selecionado na etapa anterior. A terceira etapa da pesquisa visa comparar a experiência desses países de maneira a produzir uma análise comparativa entre as semelhanças e diferenças em relação às políticas de inclusão no ensino superior e de permanência do Brasil, Peru, Argentina, Uruguai e Chile. Como resultados, serão produzidos artigos científicos , a constituição de uma rede de pesquisadores interessados em políticas de inclusão e permanência no ensino superior da América Latina e a organização de um seminário internacional com pesquisadores de todos os países selecionados.