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Essa proposta de pesquisa dá seguimento a uma série de estudos que venho desenvolvendo, e também coordenando e/ou orientando, sobre as relações entre a educação ou os sistemas de ensino e a produção e legitimação das desigualdades sociais. Um conjunto de pesquisas sobre as estruturas de desigualdade social no Brasil permite colocar definitivamente a análise das trajetórias educacionais no centro das explicações sociológicas. Esses estudos indicam uma tendência à modernização das formas da desigualdade no país. Uma das marcas distintivas das sociedades modernas é a afirmação de um princípio de igualdade entre todos os indivíduos. Essa igualdade básica de princípio exige caminhos de legitimação para as inevitáveis desigualdades entre grupos e indivíduos. Assim, uma sociologia dos valores emerge como componente necessário da explicação dessas desigualdades. A ideia do mérito como base de desigualdade legítima é também base de ação social, individual ou coletiva, de reivindicações. A compreensão do papel do sistema de ensino superior na organização das desigualdades sociais em nosso país se torna crucial. Pergunta-se então: em que medida o sistema de ensino superior no Brasil contribui para legitimar desigualdades em nosso país? Como se processa essa contribuição: pelo reforço a uma ideologia do desempenho e do mérito associados ao talento e ao esforço, como ocorre em sociedades modernas e democráticas? Ou, ao contrário, retomamos a perspectiva tradicionalista e conservadora que veria na passagem pela universidade apenas um ornamento para tornar mais saborosas e sábias as doutas conversas nos salões da elite? Busca-se aqui compreender qual é a relação que pode ser estabelecida entre o sistema de ensino superior, que tem um peso específico na definição das trajetórias entre a origem e o destino sociais, e as crenças, práticas e valores sociais dos diferentes agentes (individuais ou coletivos) engajados tanto no funcionamento do sistema e organização de suas regras quanto nos percursos dos estudantes e egressos. Esse tipo de questão insere esse projeto numa combinação das principais linhas de pesquisa sobre os sistemas de ensino superior: as formas da desigualdade no acesso, permanência e conclusão do ensino superior e seus impactos sobre a vida social. Sinteticamente, o objetivo desse projeto é analisar o sistema de valores vigentes na sociedade brasileira e a estrutura de legitimação das desigualdades sociais construída em torno da escolarização, principalmente no seu nível terciário ou superior..

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