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Projeto visa analisar o funcionamento das instituições no sistema de ensino superior no Brasil, estabelecendo as principais características do modelo institucional no país, definindo bases para a comparação (nacional e internacional) sobre os níveis de eficiência e equidade atingidos. Serão analisados os padrões de expansão, diferenciação e diversificação do nosso sistema de ensino superior, destacando as dimensões que, isoladamente ou combinadas, incrementam as oportunidades educacionais para os diferentes grupos sociais. Apesar da maioria dos sistemas de ensino superior ter experimentado a expansão através de diferenciação e diversificação, ainda falta melhor elaboração conceitual e mensuração mais adequada destes processos. O projeto propõe caracterizar a expansão do ensino superior no Brasil, indicando a variabilidade de ênfases nas diferentes funções de ensino, pesquisa ou extensão, nos tipos de diploma oferecidos, nas carreiras ou tipos de conhecimento valorizados, explicitando características dos tipos institucionais que possam ser associadas aos padrões de acesso, conclusão e resultados dos egressos no mercado de trabalho. Busca-se testar a existência de uma lógica institucional permeando as ações no sistema de forma a definir formas dominantes do modelo institucional. A partir da articulação de diversas pesquisas de teses em andamento e estudos conjuntos de pesquisadores do LAPES serão produzidas análises das diferentes dimensões institucionais, especificando conceitos, medidas e indicadores sociais que permitam oferecer uma perspectiva abrangente sobre o funcionamento do modelo institucional de ensino superior no Brasil..

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