General Info
O objetivo central de minha tese é pensar as relações entre a obra e a pessoa (distribuída em cromos e arquivos) do fotógrafo carioca, investigando etnograficamente o seu modo de fazer antropologia visual por meio da produção da vasta coleção do fotógrafo carioca Edson Meirelles sobre a pintura e o design popular brasileiros. A pesquisa do artista, realizada ao longo de mais de trinta anos (de 1972 a 2004), constitui um acervo de aproximadamente 20 mil slides (cromos) de ―pinturas populares‖ produzidas em diversas cidades brasileiras. O que o fotógrafo-pesquisador conceitua como "arte gráfica popular brasileira" e/ou ―design popular‖ consiste em uma grande diversidade de pinturas feitas à mão – desenhos, letras, palavras, tipografias, grafismos abstratos e figurativos – encontrados em estabelecimentos comerciais, placas, cartazes, muros, murais, barracas de festas populares, carrocinhas de ambulante, painéis de circo, ônibus de espetáculos de ilusionismo, parques de diversão, etc.