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Minha dissertação é sobre urbanismo, sociabilidade e moradia na invenção da "Barra Olímpica"

A pesquisa propõe observar uma obra arquitetônica como objeto de investigação antropológica, para refletir sobre como seu projeto é posto em prática e como se dá sua construção física e simbólica. Abordando as narrativas teórico-disciplinares feitas em torno de seu projeto arquitetônico e mais especificamente sobre a relação entre pessoas e espaços. Assim, o estudo foi buscando analisar o discurso arquitetônico na criação de um espaço e sua realidade cotidiana. A Cidade da Música foi um projeto proposto na prefeitura de César Maia, em 2002, e inaugurado somente em 2013, sob o novo nome de Cidade das Artes. Seu projeto participa das diretrizes de planejamento estratégico implementado na prefeitura de Maia e em voga internacionalmente. A obra é um equipamento cultural de proporções monumentais e de estrutura com alta qualidade. Seu objetivo principal era simbolizar uma renovação da imagem da cidade do Rio de Janeiro que seria “vendida” internacionalmente, através dos princípios do marketing urbano. Esse seu contexto, local e internacional foi abordado porque influencia diretamente a construção do prédio. Sua função, sua estética, as prioridades escolhidas no projeto, fazem parte desse movimento de gestão pública das cidades e do circuito internacional de arquitetura. A análise do projeto, dos discursos envolvidos e de sua repercussão será feito buscando as categorias de pensamento utilizadas e como elas mostram as concepções que a disciplina. A análise de imprensa mostrou a discussão na esfera pública desde sua proposta no fim de 2002 até sua abertura oficial em 2013, que montou imagens do prédio no senso comum carioca. A influência do jornal está sobretudo no desconhecimento da situação do

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