PPGSA - UFRJ
  • Início
  • O programa
    • Apresentacao
    • Mestrado
    • Doutorado
    • Editais >
      • Editais e Chamadas >
        • FAQ
      • Inscrição Mestrado 2023
      • Inscrição Doutorado 2023
    • Regulamento
    • Documentos e formulários
  • Pessoas
    • Coordenação e Secretaria
    • Discentes
    • Docentes
    • Docentes Eméritos
    • Visitantes e Pós-docs
  • Ensino
    • Calendário Acadêmico
    • Cursos 2023
    • Cursos anteriores >
      • Cursos 2022
      • Cursos 2021
      • Cursos 2019
      • Cursos 2020
  • Pesquisa
    • Linhas de Pesquisa
    • Núcleos de pesquisa
    • Defesas 2021
    • Defesas 2022
    • Teses e Dissertações >
      • Teses e dissertações de 2019
      • Teses e dissertações de 2020
      • Teses e dissertações de 2021
  • Atividades
    • Premiações
    • Eventos do PPGSA >
      • Agenda Atual
      • Aulas Inaugurais & Homenagens
      • Encontros de Sociologia & Antropologia
      • Debates PPGSA
      • Jornada Discente
      • Encontros de Grupos e Núcleos de Pesquisa
    • Outros Eventos e Atividades
  • Publicações
    • Artigos e livros
    • Boletins
    • Coleção Sociologia & Antropologia
    • Cultura e Sociedade na Pandemia
    • Dilemas
    • Revista Enfoques
    • Revista de Sociologia & Antropologia
    • Outras produções
  • Início
  • O programa
    • Apresentacao
    • Mestrado
    • Doutorado
    • Editais >
      • Editais e Chamadas >
        • FAQ
      • Inscrição Mestrado 2023
      • Inscrição Doutorado 2023
    • Regulamento
    • Documentos e formulários
  • Pessoas
    • Coordenação e Secretaria
    • Discentes
    • Docentes
    • Docentes Eméritos
    • Visitantes e Pós-docs
  • Ensino
    • Calendário Acadêmico
    • Cursos 2023
    • Cursos anteriores >
      • Cursos 2022
      • Cursos 2021
      • Cursos 2019
      • Cursos 2020
  • Pesquisa
    • Linhas de Pesquisa
    • Núcleos de pesquisa
    • Defesas 2021
    • Defesas 2022
    • Teses e Dissertações >
      • Teses e dissertações de 2019
      • Teses e dissertações de 2020
      • Teses e dissertações de 2021
  • Atividades
    • Premiações
    • Eventos do PPGSA >
      • Agenda Atual
      • Aulas Inaugurais & Homenagens
      • Encontros de Sociologia & Antropologia
      • Debates PPGSA
      • Jornada Discente
      • Encontros de Grupos e Núcleos de Pesquisa
    • Outros Eventos e Atividades
  • Publicações
    • Artigos e livros
    • Boletins
    • Coleção Sociologia & Antropologia
    • Cultura e Sociedade na Pandemia
    • Dilemas
    • Revista Enfoques
    • Revista de Sociologia & Antropologia
    • Outras produções

docentes

Clique aqui para editar.
Clique aqui para editar.
Imagem
Maria Ligia de Oliveira Barbosa

E-mail: mligiaifcs@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5436482713562659
RG: https://www.researchgate.net/profile/Maria_Ligia_Barbosa
​Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A



Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o LAPES (Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior/UFRJ/CNPq).Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades sociais, hierarquias sociais, ensino superior e profissões, politicas públicas. Vice-Presidente para América Latina do RC04 – Sociology of Education – da ISA (International Sociological Association) 2010-2014 e 2014-2018. Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia 2015-2017.

Projetos em Andamento

Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (LAPES/UFRJ/CNPq) http://www.lapesbr.net/

Criado em 2011, o LAPES congrega estudos desenvolvidos por pesquisadores e estudantes de graduação, mestrado e doutorado da UFRJ e outras instituições brasileiras e internacionais. As principais linhas de pesquisa são: governança do sistema universitário brasileiro e de suas instituições; diversificação institucional e expansão do ensino superior; ensino superior e inclusão social; Ensino superior e sua interface com o sistema nacional de inovações e seu papel na competitividade nacional; internacionalização do sistema de ensino superior e comparações internacionais.
Educação, Trabalho e Valores na (re)produção das Desigualdades Sociais – Com Tom Dwyer/Unicamp.

Usando diversos conjuntos de informações empíricas, o presente projeto discute as relações entre a formação de valores e representações coletivas e as trajetórias sociais, desde a socialização familiar até a inserção no mercado de trabalho, passando evidentemente pela escola.
Origem familiar, experiência escolar e destino social: a trajetória da desigualdade e a formação dos valores

Esse projeto visa contribuir, através de pesquisa empírica, para a construção de respostas contemporâneas ao problema clássico da sociologia: como os valores sociais contribuem para estabelecer e fortalecer ou diminuir a desigualdade social? Esse projeto investe na construção de um olhar mais sintético sobre a desigualdade social a partir da análise dos novos dados, tanto sobre trajetórias escolares quanto pesquisas de opinião pública.

Publicações Selecionadas

. Expansão e Possibilidades de Democratização do Ensino Superior no Brasil: http://www.cadernocrh.ufba.br/viewarticle.php?id=1657
. Destinos, Escolhas e a Democratização do Ensino Superior http://https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/43988
. Expansão, Diversificação, Democratização: questões de pesquisa sobre os rumos do ensino superior no Brasil. http://www.cadernocrh.ufba.br/viewarticle.php?id=1652
. A permeabilidade social das carreiras do ensino superior”. Cadernos do CRH  (Com Clarissa Tagliari Santos)
. “The expansion of higher education in Brazil: credentials and merit”. Multidisciplinary Journal of Educational Research.
. “Desempenho individual e organização escolar na realização educacional”. Revista Sociologia & Antropologia. (Com Nelson do Valle Silva)
. Esboço de uma morfologia da sociologia brasileira/ RBS – Revista Brasileira de Sociologia, vol. 1 Nº 2 (Com Tom Dwyer e Eugênio Braga)
. A formação nas STEM áreas: saberes modernos em instituições tradicionais. Rede de Pesquisa Formação e Mercado de Trabalho, ABCI/IPEA. (Com Carolina Zuccarelli).


Boletim do PPGSA #20
Boletim do PPGSA #19

Boletim do PPGSA #18

Boletim do PPGSA # 17
Boletim do PPGSA # 16
Boletim do PPGSA # 15


​Largo de São Francisco de Paula, 1
sala 420 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
20051-070 
Tel: (5521) 2224-8965