PPGSA - UFRJ
  • Início
  • O programa
    • Apresentacao
    • Mestrado
    • Doutorado
    • Editais >
      • Editais e Chamadas >
        • FAQ
      • Inscrição Mestrado 2023
      • Inscrição Doutorado 2023
    • Regulamento
    • Documentos e formulários
  • Pessoas
    • Coordenação e Secretaria
    • Discentes
    • Docentes
    • Docentes Eméritos
    • Visitantes e Pós-docs
  • Ensino
    • Calendário Acadêmico
    • Cursos 2023
    • Cursos anteriores >
      • Cursos 2022
      • Cursos 2021
      • Cursos 2019
      • Cursos 2020
  • Pesquisa
    • Linhas de Pesquisa
    • Núcleos de pesquisa
    • Defesas 2021
    • Defesas 2022
    • Teses e Dissertações >
      • Teses e dissertações de 2019
      • Teses e dissertações de 2020
      • Teses e dissertações de 2021
  • Atividades
    • Premiações
    • Eventos do PPGSA >
      • Agenda Atual
      • Aulas Inaugurais & Homenagens
      • Encontros de Sociologia & Antropologia
      • Debates PPGSA
      • Jornada Discente
      • Encontros de Grupos e Núcleos de Pesquisa
    • Outros Eventos e Atividades
  • Publicações
    • Artigos e livros
    • Boletins
    • Coleção Sociologia & Antropologia
    • Cultura e Sociedade na Pandemia
    • Dilemas
    • Revista Enfoques
    • Revista de Sociologia & Antropologia
    • Outras produções
  • Início
  • O programa
    • Apresentacao
    • Mestrado
    • Doutorado
    • Editais >
      • Editais e Chamadas >
        • FAQ
      • Inscrição Mestrado 2023
      • Inscrição Doutorado 2023
    • Regulamento
    • Documentos e formulários
  • Pessoas
    • Coordenação e Secretaria
    • Discentes
    • Docentes
    • Docentes Eméritos
    • Visitantes e Pós-docs
  • Ensino
    • Calendário Acadêmico
    • Cursos 2023
    • Cursos anteriores >
      • Cursos 2022
      • Cursos 2021
      • Cursos 2019
      • Cursos 2020
  • Pesquisa
    • Linhas de Pesquisa
    • Núcleos de pesquisa
    • Defesas 2021
    • Defesas 2022
    • Teses e Dissertações >
      • Teses e dissertações de 2019
      • Teses e dissertações de 2020
      • Teses e dissertações de 2021
  • Atividades
    • Premiações
    • Eventos do PPGSA >
      • Agenda Atual
      • Aulas Inaugurais & Homenagens
      • Encontros de Sociologia & Antropologia
      • Debates PPGSA
      • Jornada Discente
      • Encontros de Grupos e Núcleos de Pesquisa
    • Outros Eventos e Atividades
  • Publicações
    • Artigos e livros
    • Boletins
    • Coleção Sociologia & Antropologia
    • Cultura e Sociedade na Pandemia
    • Dilemas
    • Revista Enfoques
    • Revista de Sociologia & Antropologia
    • Outras produções

docentes

Imagem
Wagner Neves Diniz Chaves

E-mail: wagnerchaves03@gmail.com
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7230205307842966

​

Projeto em Andamento

Théo Brandão e os registros de música popular tradicional alagoana: produção, circulação e ressignificações de uma coleção fonográfica

Tomando como foco etnográfico a produção e circulação da coleção de gravações sonoras de performances musicais populares realizadas entre os anos de 1940 e 1970 pelo folclorista e antropólogo alagoano Theotônio Vilela Brandão (1907-1981), a intenção da presente pesquisa é observar os diferentes significados atribuídos à essa coleção ao longo de sua trajetória: do campo, quando foi produzida no encontro do folclorista com músicos, brincantes e mestres da cultura popular, ao museu, quando se institucionaliza e passa a ser nomeada de arquivo ou coleção. A partir de pesquisa documental nas duas instituições que guardam os espólios do folclorista, a saber o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, no Rio de Janeiro, e o Museu Théo Brandão de antropologia e folclore, em Maceió, pretende-se investigar como aspectos ideológicos, estéticos, científicos, políticos, éticos e jurídico-morais se articulam na produção e institucionalização desse conjunto de registros sonoros. Paralelamente à investigação documental e arquivística, esta pesquisa envolve ainda uma parte dedicada ao trabalho de campo ao qual intento refazer os percursos e trajetos que o folclorista realizou com o propósito de restituir cópias das gravações originais aos músicos, grupos, descentes e discípulos dos artistas registrados. Minha intenção é descrever e analisar as diferentes formas de apropriação, recepção e resignificação dessa coleção quando se move, do museu, aos contextos onde foi produzida. Em resumo, a presente pesquisa se interessa em analisar o duplo movimento da coleção: primeiro, do campo ao museu, quando implica a transformação de determinadas musicalidades associadas a contextos lúdicos e festivos populares em coleção museológica representativa da chamada música folclórica ou tradicional brasileira; segundo, do museu ao campo, quando retorna aos seus locais e contextos de origem, se inserindo na dinâmica contemporânea dos grupos e coletivos populares.

Publicações Selecionadas

. CHAVES, Wagner. N. D. 2014. “Canto, voz e presença: uma análise do poder da palavra cantada nas folias norte-mineiras”. Mana (UFRJ. Impresso), v. 20, p. 249-280.
. CHAVES, Wagner. N. D.  2013. “Na Jornada de Santos Reis: conhecimento, ritual e poder na folia do Tachico”. 1. ed. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 184 p.
. CHAVES, Wagner. N. D. 2012. “Identidade, narrativa e emoção no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore”. Anthropológicas, v. 23 (2), p. 50-97.


Boletim do PPGSA #20
Boletim do PPGSA #19

Boletim do PPGSA #18

Boletim do PPGSA # 17
Boletim do PPGSA # 16
Boletim do PPGSA # 15


​Largo de São Francisco de Paula, 1
sala 420 – Centro
Rio de Janeiro – RJ
20051-070 
Tel: (5521) 2224-8965