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Em um contexto de expansão educacional, o sistema educacional brasileiro vem sofrendo modificações importantes aliada ao crescimento acentuado das matrículas nos distintos níveis de ensino, entretanto, a educação brasileira ainda enfrenta questões acerca da qualidade do ensino, equidade no acesso e permanência, desigualdades em desempenho, defasagem idade/série e evasão escolar. Diante disso, o objetivo da pesquisa é analisar como, no contexto de ampliação das oportunidades educacionais, as desigualdades de gênero e raça na frequência escolar se comportam entre os jovens de 15 a 17 anos, com foco na situação da evasão escolar, procurando analisar os motivos para a saída do sistema escolar. Para tal, foram utilizados os dados da PNAD de 1999, 2006, 2012 e da PNAD Contínua de 2019. Os resultados encontrados podem contribuir para o entendimento de gargalos dentro da educação básica em relação a evasão escolar de jovens, assim como pode ajudar a refletir sobre a necessidade de uma maior democratização do acesso e da permanência escolar ao compreender como desigualdades de gênero e raça ainda marcam nosso sistema educacional, assim como, a entrada no mercado de trabalho por parte da juventude.

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