Frédéric Vandenberghe
E-mail: [email protected] CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5742667148140131 RG: https://www.researchgate.net/profile/Frederic_Vandenberghe Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D |
Projeto em Andamento
Teoria social reconstrutiva
Em termos mais gerais, o projeto de pesquisa pretende relacionar sistematicamente a metateoria, a teoria social e a teoria sociológica em uma perspectiva unificada que chamo de “teoria social reconstrutiva”. Ela se inspira do realismo critico de Roy Bhaskar, da teoria crítica de Jürgen Habermas e da teoria anti-utilitarista da ação de Alain Caillé. Ela aponta para uma síntese “Habermausiana” (sic). Ainda que não pretenda elaborar um sistema filosófico com deduções transcendentais oriundas de uma fundação última (Letzbegründung), estou convencido de que as pressuposições transcendentais da sociologia podem ser sistematicamente mapeadas (metateoria) (I), que estas pressuposições metateóricas podem ser trabalhadas em uma teoria geral da sociedade que ofereça um quadro conceitual para a análise da ação, da ordem e da mudança sociais (teoria social) (II), que esta teoria social filosoficamente informada pode servir de base para uma teoria crítica da modernização e da globalização (teoria sociológica) (III), e que esta teoria sociológica das principais dimensões e direções da modernização na era global prepara o terreno para uma pesquisa qualitativa em comunidades locais (etnografia social) (IV), bem como para intervenções práticas, transformativas e concretas, em colaboração com organizações de base comunitária (sociologia aplicada transformativa) (V). O presente formato do projeto é sobretudo teórico, mas não exclui de modo algum a possibilidade de que ele assuma uma direção mais empírica e prática.
Em termos mais gerais, o projeto de pesquisa pretende relacionar sistematicamente a metateoria, a teoria social e a teoria sociológica em uma perspectiva unificada que chamo de “teoria social reconstrutiva”. Ela se inspira do realismo critico de Roy Bhaskar, da teoria crítica de Jürgen Habermas e da teoria anti-utilitarista da ação de Alain Caillé. Ela aponta para uma síntese “Habermausiana” (sic). Ainda que não pretenda elaborar um sistema filosófico com deduções transcendentais oriundas de uma fundação última (Letzbegründung), estou convencido de que as pressuposições transcendentais da sociologia podem ser sistematicamente mapeadas (metateoria) (I), que estas pressuposições metateóricas podem ser trabalhadas em uma teoria geral da sociedade que ofereça um quadro conceitual para a análise da ação, da ordem e da mudança sociais (teoria social) (II), que esta teoria social filosoficamente informada pode servir de base para uma teoria crítica da modernização e da globalização (teoria sociológica) (III), e que esta teoria sociológica das principais dimensões e direções da modernização na era global prepara o terreno para uma pesquisa qualitativa em comunidades locais (etnografia social) (IV), bem como para intervenções práticas, transformativas e concretas, em colaboração com organizações de base comunitária (sociologia aplicada transformativa) (V). O presente formato do projeto é sobretudo teórico, mas não exclui de modo algum a possibilidade de que ele assuma uma direção mais empírica e prática.
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