Comunicado nº 5/2020
sobre as Aulas Remotas e Prazos de Defesa
O Colegiado do PPGSA reunido dia 02 de julho de 2020 deliberou pela retomada das aulas de modo remoto e adoção do calendário acadêmico sugerido pelo CEPG na Resolução 06/2020: a) Primeiro período letivo: de 03 de agosto de 2020 a 14 de novembro de 2020. b) Segundo período letivo: de 30 de novembro de 2020 a 27 de março de 2021. O calendário acadêmico do CEPG foi aprovado no CONSUNI e publicado no Boletim da UFRJ dia 9 de julho, trâmite necessário para tornar oficial a adoção do novo calendário e, portanto, definir as atividades que foram suspensas desde 14 março de 2020.
Enquanto aguardávamos a oficialização do calendário, foi constituída uma Comissão Ad hoc, composta por professores e estudantes, com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a situação dos discentes. A Comissão conduziu um levantamento quantitativo (aplicação de questionário on-line) e outro qualitativo (entrevistas qualitativas). O levantamento realizado foi desidentificado, como rege a ética da pesquisa. Em breve o relatório será colocado à disposição para docentes e discentes.
No levantamento quantitativo, entre os 143 respondentes, 82 declararam estar matriculados em disciplinas. Entre os discentes matriculados em disciplinas, na questão “Caso seja decidido que será necessário ter atividades, principalmente aulas, de forma remota, você teria condições de conseguir acessar essas atividades?”, 20,7% (17 discentes) responderam que “talvez, com algum esforço pessoal”; 6,1% (5 discentes), “talvez, com alguma ajuda institucional”; e 1,2% (1 discente), não teria condições.
Em função da deliberação pelo retorno das aulas de forma remota e diagnóstico sobre a situação dos discentes, a Coordenação comunica que:
i. as aulas serão retomadas de forma remota a partir do dia 03 de agosto, com a utilização de plataformas e formatos definidos pelos professores das disciplinas e em acordo com os alunos inscritos nas disciplinas;
ii. as disciplinas abertas antes do período de excepcionalidade terão mantidas sua programação original, a exceção de:
a) Antropologia & Cinema: alteridade (Profs. Marco Antonio Gonçalves e Tatiana Bacal), que será substituída pela disciplina Makunaima: mitos, imagens, personagens (um ‘emaranhado’ de Etnologia, Mitologia, Cinema e Literatura), no mesmo horário; e
b) A Vida Social da Burocracia: Antropologia do Estado, Regulação e Políticas Públicas (profs. Letícia Ferreira e Gustavo Onto), que alterou o horário para sexta-feira às 10h.
iii. a Resolução 05/2020 do CEPG, que deliberou sobre as aulas remotas, no 2º artigo assegura que os alunos podem se inscrever e trancar disciplinas ao longo do período de excepcionalidade, iniciado dia 14 de março. No entanto, no último informe dado pela PR2 em reunião com os Coordenadores das PGs da UFRJ, o SIGA ainda está sendo adaptado para este fim e não houve comunicação posterior sobre a questão;
iv. com a retomada do calendário acadêmico de 2020 (Resolução 06/2020), a Comissão Acadêmica deliberou pela concessão da prorrogação extraordinária de seis (6) meses para os alunos das turmas de Doutorado de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020 e turmas de Mestrado de 2018, 2019 e 2020. Vejam a deliberação completa;
v. a pesquisa elaborada pela Comissão ad hoc de diagnóstico e aulas remotas, como citado acima, permitiu construir um perfil dos discentes e identificou que alguns alunos demandam suporte institucional para acompanhar as aulas remotas. Para que a Coordenação e as Comissões que compõem o PPGSA possam planejar a oferta de suporte institucional, convidamos os discentes nessas condições a enviar um email para a Coordenação (ppgsa.ifcs@gmail.com) com o assunto “suporte institucional”, para que possamos entrar em contato;
vi. o Edital de Auxílio à Pesquisa publicado em março de 2020 foi suspenso, dado que a pandemia e o consequente distanciamento social não permitirá que as pesquisas sejam realizadas tal como planejadas; um novo edital será lançado em 17 de agosto, considerando que os projetos de pesquisas terão que ser reformulados para o contexto de pandemia;
vii. a série de edições especiais dos Encontros de Sociologia & Antropologia está chegando ao fim, e novos encontros estão sendo planejados e serão divulgados pelas nossas páginas e email. Acompanhem;
viii. os editais de seleção do mestrado, doutorado e para candidatos indígenas estão previstos para ser lançados na última semana de setembro;
ix. a Coordenação entende que as turmas têm questões específicas e, por isso, irá realizar reuniões por turmas para tirar dúvidas em relação aos itens desse comunicado.
A Coordenação agradece aos discentes e docentes do PPGSA o enorme apoio recebido em forma de trabalhos realizados nas Comissões, participação nas reuniões e encontros e nos levantamentos neste difícil período de excepcionalidade que estamos atravessando.
Enquanto aguardávamos a oficialização do calendário, foi constituída uma Comissão Ad hoc, composta por professores e estudantes, com o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a situação dos discentes. A Comissão conduziu um levantamento quantitativo (aplicação de questionário on-line) e outro qualitativo (entrevistas qualitativas). O levantamento realizado foi desidentificado, como rege a ética da pesquisa. Em breve o relatório será colocado à disposição para docentes e discentes.
No levantamento quantitativo, entre os 143 respondentes, 82 declararam estar matriculados em disciplinas. Entre os discentes matriculados em disciplinas, na questão “Caso seja decidido que será necessário ter atividades, principalmente aulas, de forma remota, você teria condições de conseguir acessar essas atividades?”, 20,7% (17 discentes) responderam que “talvez, com algum esforço pessoal”; 6,1% (5 discentes), “talvez, com alguma ajuda institucional”; e 1,2% (1 discente), não teria condições.
Em função da deliberação pelo retorno das aulas de forma remota e diagnóstico sobre a situação dos discentes, a Coordenação comunica que:
i. as aulas serão retomadas de forma remota a partir do dia 03 de agosto, com a utilização de plataformas e formatos definidos pelos professores das disciplinas e em acordo com os alunos inscritos nas disciplinas;
ii. as disciplinas abertas antes do período de excepcionalidade terão mantidas sua programação original, a exceção de:
a) Antropologia & Cinema: alteridade (Profs. Marco Antonio Gonçalves e Tatiana Bacal), que será substituída pela disciplina Makunaima: mitos, imagens, personagens (um ‘emaranhado’ de Etnologia, Mitologia, Cinema e Literatura), no mesmo horário; e
b) A Vida Social da Burocracia: Antropologia do Estado, Regulação e Políticas Públicas (profs. Letícia Ferreira e Gustavo Onto), que alterou o horário para sexta-feira às 10h.
iii. a Resolução 05/2020 do CEPG, que deliberou sobre as aulas remotas, no 2º artigo assegura que os alunos podem se inscrever e trancar disciplinas ao longo do período de excepcionalidade, iniciado dia 14 de março. No entanto, no último informe dado pela PR2 em reunião com os Coordenadores das PGs da UFRJ, o SIGA ainda está sendo adaptado para este fim e não houve comunicação posterior sobre a questão;
iv. com a retomada do calendário acadêmico de 2020 (Resolução 06/2020), a Comissão Acadêmica deliberou pela concessão da prorrogação extraordinária de seis (6) meses para os alunos das turmas de Doutorado de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020 e turmas de Mestrado de 2018, 2019 e 2020. Vejam a deliberação completa;
v. a pesquisa elaborada pela Comissão ad hoc de diagnóstico e aulas remotas, como citado acima, permitiu construir um perfil dos discentes e identificou que alguns alunos demandam suporte institucional para acompanhar as aulas remotas. Para que a Coordenação e as Comissões que compõem o PPGSA possam planejar a oferta de suporte institucional, convidamos os discentes nessas condições a enviar um email para a Coordenação (ppgsa.ifcs@gmail.com) com o assunto “suporte institucional”, para que possamos entrar em contato;
vi. o Edital de Auxílio à Pesquisa publicado em março de 2020 foi suspenso, dado que a pandemia e o consequente distanciamento social não permitirá que as pesquisas sejam realizadas tal como planejadas; um novo edital será lançado em 17 de agosto, considerando que os projetos de pesquisas terão que ser reformulados para o contexto de pandemia;
vii. a série de edições especiais dos Encontros de Sociologia & Antropologia está chegando ao fim, e novos encontros estão sendo planejados e serão divulgados pelas nossas páginas e email. Acompanhem;
viii. os editais de seleção do mestrado, doutorado e para candidatos indígenas estão previstos para ser lançados na última semana de setembro;
ix. a Coordenação entende que as turmas têm questões específicas e, por isso, irá realizar reuniões por turmas para tirar dúvidas em relação aos itens desse comunicado.
A Coordenação agradece aos discentes e docentes do PPGSA o enorme apoio recebido em forma de trabalhos realizados nas Comissões, participação nas reuniões e encontros e nos levantamentos neste difícil período de excepcionalidade que estamos atravessando.
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