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O artigo corresponde a uma análise da relação entre a Sociologia e as competências prescritas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio brasileiro. Mobilizamos, aqui, um relato de experiência tratando da temática “Mundos do Trabalho”, conteúdo do segundo trimestre da primeira série daquele nível de ensino. A aplicação e avaliação da atividade pedagógica foram desenvolvidas como parte do estágio de ensino supervisionado em Sociologia, realizado por um dos autores, sendo utilizada como forma de avaliação de aprendizagem dos alunos. Pensada de modo a fazer com que os alunos se organizassem em grupos e observassem os trabalhadores que cruzavam seu cotidiano, entrevistando dois destes, selecionados pelos próprios componentes do grupo, segundo um questionário previamente disponibilizado, a análise aqui apresentada relaciona os resultados pedagógicos da atividade às habilidades e competências prescritas pela nova BNCC, utilizando deste relato de experiência para argumentar sobre a potência e as qualidades próprias da Sociologia no tratamento das questões relativas à categoria trabalho no âmbito escolar.