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Informações Gerais

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Jovens moradores de favelas situadas na área da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, aprendem a praticar boxe e se tornam lutadores (amadores) desta modalidade esportiva. O presente trabalho aborda motivações que levaram alguns destes adolescentes a optar pelo boxe e identifica significados adquiridos pelo esporte no contexto de um espaço específico de treinos, o Centro Esportivo e Educacional Luta Pela Paz, que integra os programas sociais da organização não governamental Viva Rio. O foco central do estudo se volta para o encontro entre dois universos: um constituído pela experiência de vida - fundamentada em formas de pensar, representações e práticas próprias- de jovens moradores locais; outro caracterizado pela experiência coletiva construída quando estes jovens passam a frequentar o ambiente da academia de boxe LPP. A partir deste encontro, ocorrem interações entre propostas de "mediadores externos" (no caso, objetivadas no discurso que acompanha a prática de esportes na mesma academia) e representações de jovens participantes dos treinos, estimulando a (re) elaboração de noções sobre temas que vão além da esfera esportiva, como juventude, violência, programas sociais e favela. No contexto estudado, o corpo é lugar onde a intersecção entre os dois universos citados se torna possível. Esta perspectiva leva em conta, por um lado, o fato de a adolescência ser um período de intensas transformações corporais e, por outro, o fato de a prática do boxe também provocar, inevitavelmente, modificações físicas inerentes à tal atividade esportiva. Tomada como espaço de sociabilidade, a academia onde se realizou a pesquisa de campo é também um local onde os participantes constroem diferentes formas de classificação para as expressães "luta" e "briga". Tais categorias indicam, no contexto, possibilidades como a de obtenção de prestígio social, porém, ao mesmo tempo, demonstram a existência de posições não consensuais em relação à questão do controle da violência. A análise deste estudo se fundamenta em dados qualilativos, a saber, em representações de jovens lutadores de boxe da academia LPP, articuladas com observações de campo e pontos de vista de outros atores presentes no ambiente de pesquisa. Junto ao registros textuais, a imagem fotográfica se constituiu em um rico instrumento de pesquisa, facilitando o acesso ao contexto estudado e se tornando uma ferramenta de análise metodológica complementar.

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