Informações Gerais
A pesquisa elaborada nessa tese tem o intuito principal de dar passagem a percepções de mundo de pessoas cegas. Tomando o corpo como caminho e como lugar existencial da cultura, procura-se aproximar dos conhecimentos incorporados de pessoas cegas a partir de suas ações, seus deslocamentos e suas práticas. A análise considera as condições de seu estar no mundo tanto por meio de um enquadramento teórico-conceitual em que a cegueira pode ser apreendida, quanto pela descrição de exercícios direcionados da reabilitação que, ao guiar a atenção, ajudam a moldar e a desenvolver as capacidades sensitivas de uma corporalidade que não se constitui pela visualidade do mundo. São abordadas, ainda, as práticas cotidianas, as interações sociais, os hábitos, os deslocamentos e as trajetórias de vidas socialmente marcadas pela diferença. Chegar perto da condição existencial da cegueira e de suas habilidades incorporadas - formas de saber-fazer - nos leva, finalmente, a questionar a centralidade da visão como princípio organizador das experiências. Essa tese resulta de um mergulho no mundo possível expresso na corporalidade e nos saberes desenvolvidos por pessoas cegas.