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Informações Gerais

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Esta tese tem por objetivo examinar a formulação de projetos de jovens alunos de duas escolas públicas de ensino médio localizadas na zona norte do Rio de Janeiro. Por meio do uso dos conceitos de projeto e campo de possibilidades (Velho,1994[1981]) busquei compreender a partir da descrição de suas trajetórias e perspectivas futuras como os alunos organizam suas condutas a fim de atingir finalidades especificas. A partir das observações e entrevistas realizadas pude compreender que uma “boa escola”, tal qual considerada pelos alunos, seria uma escola que promovesse a participação destes possibilitando o desenvolvimento de suas múltiplas habilidades (nem sempre reconhecidas e trabalhadas). Nem todos os alunos querem ou vislumbram a universidade como universo de desejo. Mesmo os que vislumbram, como no caso da maior parte dos que foram entrevistados, demonstram outras possibilidades de trilhar caminhos seja pela dança, teatro ou ações sociais desenvolvidas para a comunidade A escola é um caminho possível, mas não o único caminho. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2011 e 2015. As descrições e conclusões estão baseadas nas entrevistas sobre a trajetória de vida dos alunos bem como a observação participante nas duas escolas.

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