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Informações Gerais

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A tese aborda os imaginários de cidade produzidos pelos agentes do Cadeg (Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara), um mercado privado, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Esse mercado passa por um processo de “enobrecimento”, que consiste em mudanças nos tipos de comércio e no público frequentador. Analiso como esse processo é interpretado e também construído pelos agentes do mercado. Através das “memórias” dos ‘fundadores” do Cadeg, pude apreender a construção das suas narrativas de origem com base no antigo Mercado Municipal da Praça XV de Novembro, demolido em 1962. No Cadeg, esse antigo mercado "permanece” não somente nos discursos dos seus fundadores, mas também nas atividades cotidianas e nas políticas públicas, visto que em 2012 o Cadeg recebeu da Prefeitura o título de "novo” Mercado Municipal do Rio de Janeiro. O ponto central da tese é o fato de o mercado operar um espaço de mediação por excelência. O Cadeg opera mediações no espaço, no tempo e nos modos de imaginar a cidade. Com o acompanhamento do cotidiano do mercado, o Cadeg revelou-se um mediador de relações sociais e simbólicas, um mediador das categorias temporais e espaciais, entre os espaços e os tempos não domesticados e aqueles “disciplinados”. Explorando o diálogo entre concepções alternativas de cidade, ora expressas por especialistas, ora por fundadores, comerciantes, produtores e frequentadores desses mercados, meu propósito é analisar as concepções de cidade expressas em narrativas que, simultaneamente, produzem e são consequência de processos sociais e culturais de apropriação do espaço público.

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