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Informações Gerais

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Estudo sobre as transformações na substância do mérito a partir da perspectiva das empresas que utilizam anúncios de classificados de empregos para contratação de gerentes e executivos no Brasil durante os anos de 1990 e 2005. Sendo o mérito um principio legitimo para o processo de hierarquização social nas sociedades ocidentais modernas e democráticas, o seu conteúdo não pode ser desconectado daqueles elementos específicos que a cada momento histórico e a cada configuração societal determinada são valorizados como indicadores de desempenhos superiores. Usualmente a pesquisa sociológica e econômica no campo da educação toma apoio na demanda por credenciais escolares como proxi na mensuração do avanço da meritocracia. Diante de contextos onde o incremento e a diversificação da oferta de profissionais titulados geram incertezas quanto à qualidade do profissional buscado, outros parâmetros de sinalização são utilizados. Com isso, o desenho do perfil dos candidatos torna-se cada vez mais elevado, complexo e detalhado, tanto no que diz respeito à formação educacional, mas também quanto ao tipo e natureza profissional, a posse de conhecimentos específicos (idiomas, informática, técnicos) assim como de capacidades e competências. Ainda que boa parte destas exigências possa ser interpretada como possuindo um fundo meritocrático (dentro da versão de mérito "alargado") e portanto moralmente selecionadas, tais configurações permitem que se identifique a criação de novas cláusulas de barreira que atuam no sentido de manter as ditas posições ocupacionais protegidas da invasão de sujeitos ordinários

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