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Informações Gerais

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Esta tese versa sobre as particularidades da "sociabilidade" (Simmel) e da " subjetivação" (Foucault) em uma associação " esotérica" surgida durante a década de 1920 na cidade de Niterói/RJ. Associação esta já utilizou três denominações distintas: Sociedade Dhâraâ, Sociedade Teosófica Brasileira e atualmente Sociedade Brasileira de Eubiose.Para compreender esta associação procuro situa-la naquela categoria definida por alguns estudiosos (Faivre: Hanegraaf) como " esoterismo ocidental moderno" e percebê-la como uma variante dos movimentos "esotéricos", "ocultistas" e " espiritualistas" europeus do século XIX. O elemento condutor desta tese é a noção nativa de "iniciação" , e é principalmente através dela que busco perceber a visão de mundo, as representações da associação a respeito do ser humano e as maneiras como alguns " iniciados" atualizam (ou não) essas idéias em suas próprias vidas. Num primeiro momento desta pesquisa utilizo uma revista editada pela associação desde a sua origem (1924) - " Revista Dhâranâ" - procurando identificar as principais características distintivas dos três tempos de associação ("Dhâranâ, " Teosófica" e "Eubiose"). Em seguida, situo a pesquisa num grupo específico da associação - o Departamento da SBE em Niterói - ressaltando algumas de suas singularidades sobre a "iniciação". Num terceiro momento observo como alguns indivíduos deste grupo se apropriam desta " iniciação", incorporando-a em seus cotidianos. O termo "iniciação é aqui compreendido enquanto conjunto de práticas destinadas a introduzir certos candidatos em grupos fechados, tais como confrarias, sociedades secretas ou de mistérios, etc. Neste sentido, essas "práticas iniciáticas" visam assegurar ou tornar solene o recrutamento de alguns poucos indivíduos que se percebem enquanto uma " elite espiritual" e que são postos à prova - pelo próprio grupo - em sua habilidade para lidar com um determinado " saber esotérico" , assim como em sua fidelidade ao grupo. Finalmente, considerando o " esoterismo" enquanto um fenômeno característico da cultura ocidental contemporânea, procuro estabelecer algumas relações entre as noções nativas de "iniciação" e " espiritualidade" , contrapondo-se à noção de " religião".

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