Informações Gerais
Com o advento da sociedade moderna, a educação tornou-se o recurso social mais relevante para posicionamento dos indivíduos na vida coletiva. Em tempos mais recentes, principalmente com a expansão mundial dos sistemas de educação superior, as universidades têm se transformado para acolher os novos estudantes. As novas demandas sociais feitas à ciência, visíveis particularmente durante a pandemia de Covid, destacaram não só a importância do conhecimento científico como também fortaleceram o respeito à palavra qualificada vinda dos membros da comunidade acadêmica, nacional e internacional. O aumento da legitimidade dos sistemas de educação superior eleva o patamar das exigências sobre o desempenho institucional. Na dimensão inclusiva, tornando obrigatórios níveis mais altos de diversificação dos estudantes, dos professores e funcionários, dos conhecimentos e das formas de ensino. Na dimensão da governança, intensificando as capacidades para o diálogo efetivo com um mundo de pessoas mais móveis e mais necessitadas de bases institucionais competentes para gerir isto. No plano democrático, aprimorando as estratégias de inclusão e sua tradução em oportunidades efetivas na sociedade em transformação acelerada.Diante disso apresentamos esta proposta que combina o trabalho de pesquisa, docência, e extensão buscando inovar nos processos de democratização da educação superior.Esta proposta é resultado de 12 anos de trabalho coletivo sobre os rumos da educação superior: inicialmente focalizando apenas o Brasil e, a partir de 2018, assumindo um caráter comparativo entre países da América Latina. Este trabalho acumulado permitiu a criação do CeLapes (Centro Latino-Americano de Pesquisa em Educação Superior// https://www.celapes.org/), foco e agente principal desta proposta. Sua institucionalização concentra os esforços da equipe de professores, pesquisadores, técnicos e estudantes dos cinco países (Brasil, Argentina, Chile, Peru e Uruguai)..