PT | EN

Informações Gerais

Nucleo de Pesquisa
Texto

Em minha tese, proponho uma análise da relação entre os processos de (i.) emergência da curadoria de exposições de arte, (ii.) consolidação institucional da “arte contemporânea” enquanto paradigma socioestético, e (iii.) reconfiguração no status de categorias geopolíticas para classificação e interpretação da produção artística; considerando que ocorreram de modo imbricado, se implicando mutuamente, e se conformando como uma trama de transações entre agentes do universo artístico. O estudo enfocou a organização de uma série de exposições de arte realizadas no Brasil, entre 1978 e 1983, as Bienais de São Paulo, com suas edições “internacionais” – que seguiam desde sua inauguração, em 1951 –, e uma edição transnacional/regional – a “latino-americana”, realizada apenas em 1978. Com esse recorte histórico, abordei sociologicamente as práticas discursivas, negociações, debates, disputas e colaborações levadas a cabo principalmente por agentes da mediação cultural, pessoas que ocuparam posições fundamentais para a afirmação da noção de curadoria no Brasil, como Aracy Amaral e Walter Zanini – envolvidos diretamente na primeira ocasião em que tal termo se apresentou, os preparativos para a 16a Bienal Internacional, entorno a 1980, realizada após a definição pela interrupção das edições latino-americanas, marcando um momento de transição da dinâmica da Fundação promotora do evento. Aprofundando em revisão historiográfica, desenvolvimentos teóricos da antropologia, sociologia cultural e da arte, e da história das exposições, mantive o eixo empírico do estudo apoiado por levantamentos de fontes documentais primárias – com destaque para o Arquivo Histórico Wanda Svevo da Fundação Bienal de São Paulo, e alguns acervos de jornais. As questões que motivaram a pesquisa, sua formulação metodológica e de hipóteses de trabalho, foram as seguintes: Como, em que medida e com quais consequências, a organização de contextos de circulação e apresentação de obras de arte contemporânea se fundamenta em categorias geopolíticas?

Responsável
Orientador(a)
Financiador