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Informações Gerais

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Esta tese propõe analisar como se consolida a profissionalização da dança via ensino superior, entendendo-a como um processo de academização que foi estruturado segundo dois princípios de classificação: a teoria e a prática. Busco analisar por quem e de que é feita a dança nas instituições de ensino superior, responsáveis por instaurar uma nova maneira de credenciar quem é artista da dança. A investigação foca no estudo de conteúdos teóricos e práticos expressos nos planos pedagógicos dos cursos, nos currículos e nas disciplinas, bem como na pesquisa das representações dos docentes e/ou coordenadores de curso sobre os significados por eles atribuídos à teoria e à prática no ensino da dança em nível superior. O universo de pesquisa é composto por quatro instituições de ensino superior que oferecem graduações em Dança: UFBA, UFRJ, UNICAMP e Faculdade Angel Vianna. Esse recorte tem como critério o fato destas serem as principais IES com tradição e reconhecimento no campo acadêmico da Dança. Demonstro que as graduações das quatro IES escolhidas são interdisciplinares. Embora tenham partido das mesmas áreas de conhecimento, se comparados os nomes das disciplinas, destacam-se diferenças tributárias das trajetórias de formação dos docentes. Parto da premissa de que a profissionalização da Dança nas IES instaurou uma nova visão de dança, que implicou em uma nova maneira de credenciar quem é artista da dança. A tese busca compreender a expansão das graduações em Dança no Brasil como um fenômeno de diversificação da profissionalização em dança via ensino superior em relação a dois outros percursos profissionais existentes no país: os cursos técnicos e os cursos livres.

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