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Informações Gerais

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No Brasil, na esteira do debate sobre democratização das oportunidades educacionais, a educação profissional passa por um processo de ressignificação que tem como um dos objetivos aumentar o número de vagas no nível médio de ensino, onde se observa os piores indicadores de repetência e evasão do sistema educacional no país. A tese busca saber em que medida a reorganização da educação profissional promovida a partir de meados da década de 2000, sob a égide da politecnia, contribuiu com a democratização das oportunidades educacionais no ensino médio. Para isso, usando dados secundários, foi feito um panorama da educação profissional de nível médio no país, sendo o mesmo feito para o contexto do mercado de trabalho. Além disso, foi aplicado um questionário direcionado aos estudantes no final da formação técnica de modo, a saber, suas expectativas de progressão escolar e de inserção no mercado de trabalho. Sem caráter de terminalidade, isto é, sem objetivo de encerrar um ciclo de formação, o argumento principal é de que a educação profissional nas modalidades integradas ao ensino médio, em contextos de valorização do diploma acadêmico, serve mais como ponte de acesso ao ensino superior do que para formação de quadros técnicos para o mercado de trabalho.

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