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O objetivo deste projeto é analisar as práticas situadas e efetivas dos atores sociais no trânsito, com ênfase no mapeamento de seus regramentos práticos e na compreensão da tensão deste e daquelas práticas com as leis de trânsito – codificação formal de um conjunto de normas legais. A ideia é promover um debate analítico sobre as interações entre automóveis e destes e pedestres e outros veículos a partir de uma perspectiva da sociologia da moral, afastando-se de abordagens moralistas sobre esse universo, enfatizando-se uma leitura compreensiva que permita entender os sentidos atribuídos pelos atores a suas ações e dos outros e os princípios abstratos que os guiam. O tema é de suma importância não apenas por conta do número de mortes provocadas por acidentes (cerca de 43 mil em 2015, segundo o DataSUS), mas sobretudo pelo flagrante descompasso entre a normatividade formal – representado pelo Código Brasileiro de Trânsito – e o funcionamento efetivo das interações cotidianas entre as várias unidades móveis envolvidas – o que pode ser indicado, por exemplo, pelo número de multas dadas no estado do Rio de Janeiro em 2015, 3.780.221, em um universo de 6.712.034 veículos emplacados em atividade, indicando um caráter rotineiro na não observância do regramento. Isso indica ser primordial compreender como os atores sociais constroem uma moralidade e uma normatividade próprias, voltada para os objetivos mais diretos da mobilidade urbana, e como ela é operacionalizada nas situações concretas de interação entre as unidades em movimento. Isso é feito por meio da observação participante e de entrevistas com os envolvidos nos processos de formação, reciclagem de motoristas e em seu cotidiano nas vias da cidade

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