PT | EN

Informações Gerais

Nucleo de Pesquisa
Texto

A pesquisa propõe uma etnografia das postagens dos influenciadores digitais que produzem conteúdo sobre a Guerra na Ucrânia, os chamados 'War-influencers'. Mais especificamente, o objetivo é observar como esses atores, no contexto do conflito, se constituem como uma nova categoria de influenciadores que abordam o tema da guerra com uma linguagem característica do TikTok, transformando-a em um nicho de entretenimento na plataforma. O objetivo específico é caracterizar o peso da mediação técnica e, neste caso, retórico-imagética, através da qual discursos de assimilação de uma identidade nacional tomam forma em tempos de TikTok. Argumenta-se que a popularidade dos conteúdos sobre a Guerra da Ucrânia no TikTok, que atualmente alcançam mais de 15 milhões de postagens sob a hashtag '#Ukraine' e suas principais variações, proporciona um contexto privilegiado para pensar novas formas de expressão nacionalistas, que envolvem a busca por distinção étnica e a assimilação de valores ocidentais.

Responsável
Orientador(a)

Produções

Produto