Informações Gerais
O presente projeto de pesquisa está articulado ao Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência – SoU_Ciência, INEP e PPGSA-UFRJ. Ele tem como missão fortalecer a conexão entre Universidade, Ciência, Sociedade e Estado em favor do desenvolvimento brasileiro com equidade, democracia, diversidade, sustentabilidade e solidariedade, em uma sociedade capaz de garantir a cidadania e o bem-estar para todos. Este projeto origina-se da temática Políticas para Educação Superior e Ciência e Tecnologia e seus Financiamentos, desenvolvida pelo SoU_Ciência, e tem o objetivo de 1) estudar os indicadores de Avaliação da Educação Superior, presentes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), com foco na modalidade a distância, especialmente na oferta de EaD em grande escala. O projeto também busca 2) analisar o fluxo dos estudantes de graduação em âmbito nacional e local - investigando o caso da UFRJ. As principais fontes da pesquisa são os microdados dos Censos da Educação Superior (CES 2012-2022), os microdados do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade 2012-2022), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No caso do segundo objetivo, também serão utilizados os microdados da UFRJ (2015-2022). A pesquisa oferecerá uma análise dos cursos de EaD em relação às seguintes variáveis e indicadores: 1) Corpo Docente das IES em seus cursos, especialmente na oferta de EaD em grande escala, a ser modulado pela relação número de estudantes por professor e número de estudantes por professor+tutor; 2) Taxas de conclusão de cursos, especialmente na oferta de EaD em grande escala; 3) Taxas de Evasão e Permanência dos estudantes dois anos após o ingresso nas IES em seus cursos, especialmente na oferta de EaD em grande escala; 4) Análise das notas obtidas no Enade pelos concluintes das IES em seus cursos, especialmente na oferta de EaD em grande escala. Além disso, a pesquisa irá: construir uma proposta de operacionalização do fluxo de estudantes na graduação da UFRJ e analisar fatores associados à evasão do estudante na UFRJ. Com isso, a pesquisa pretende apontar estratégias para o fortalecimento das instituições e do sistema de educação superior brasileiro, com vistas a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.