PT | EN

Informações Gerais

Nucleo de Pesquisa
Texto

O objetivo desta tese é compreender como acontece o processo de apresentação de uma ideia, processo esse chamado de pitching. O pitching se caracteriza por um momento específico em que o trabalhador criativo - no caso da presente tese, redatores, autores de quadros de humor e diretores e produtores de audiovisual - apresenta, oral e concisamente, um conteúdo a ser apreciado por seus pares, superiores ou financiadores. Para construir uma ideia, os atores mobilizam uma série de condicionantes, articuladas especialmente para um interlocutor específico, para conseguir convencer seus parceiros de que o projeto merece ser produzido. Nesse sentido, o criativo precisa considerar, geralmente, ao desenvolver sua ideia, três instâncias de aprovação de seu projeto: a adesão de seus companheiros de profissão, que materializarão a ideia; de seus líderes; e do público. Os casos a serem analisados por esta tese estão vinculados às noções de singularidade, confiança e graça, condições típicas para se julgar a excelência e o caráter promissor de um projeto.

Responsável
Orientador(a)

Relações

É parte do projeto