Informações Gerais
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) foi instituído há mais de 20 anos, consolidando-se como uma política pública de Estado, que tem recebido críticas de atores envolvidos com esse nível educacional. Essas críticas estiveram vinculadas à forma como essa política vem sendo operacionalizada, geralmente trazendo questões de caráter geral e pouco precisas, dificultando a identificação do que poderia ser aprimorado para mitigar as críticas exaradas. Nessa perspectiva, este projeto de pesquisa tem por objetivo identificar, no quadro da análise de políticas públicas, aspectos que podem ser objeto de inovação no Sinaes a partir de um olhar comparativo entre as experiências de outros países – Argentina, Chile, Peru e Uruguay – no âmbito da avaliação de sistemas educacionais de Educação Superior, Instituições de Educação Superior e cursos de graduação. Para tanto, estão previstos como métodos de coleta de dados análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupos focais, com vistas a compreender como são estruturadas e funcionam a Educação Superior e as respectivas políticas de avaliação para esse nível educacional em cada país. Nas análises buscar-se-á verificar que aspectos da avaliação da Educação Superior das demais experiências podem ser elencados e transpostos para a realidade brasileira, considerando-se as diferenças estruturantes existentes entre os países.