Informações Gerais
Esta pesquisa pretende explorar três performances da artista colombiana, Maria EveliaMarmolejo, realizadas na década de 1980. 11 de maio ritual a la menstruación (1981), naqual trabalha uma performance menstrual, ao caminhar e imprimir sua pélvis com sanguemenstrual nas paredes de uma galeria para uma audiência presente; Anonimo 1 (1981), umahomenagem aos torturados e desaparecidos durante a presidência de Turbay Ayala (1978-82),será considerada uma performance artivista e consiste em se infligir cortes em seus pés,caminhar deixando prints de sangue e cobrir os machucados com curativos, fechando o ciclode ferimento e cura; e America (12 de outubro de 1985) performance realizada na Plaza Colónem Madri, durante as celebrações do dia do descobrimento da América, que será percebidacomo arte decolonial, na qual a artista, num determinado momento, quebra um espelho eentrega pedaços aos que assistem a performance.A aproximação conceitual para a análise se dará a partir do aparato teórico proposto por essastrês categorias, o sangue corporal menstrual, nos pés e nas mãos , como tropo que uneessas três obras da artista, analisado contextualmente a partir da metodologia de adentraretnograficamente as possibilidades de agenciamento (Gell) e mediação (Hennion) das obras..