Informações Gerais
Ao longo das últimas década o Brasil ampliou de forma significativa o acesso e finalização do ensino médio, tal incremento foi acompanhado pela expansão do sistema de ensino superior. No entanto, a transição para o ensino superior, mesmo com as intensas mudanças oriundas da abertura de vagas e criação de nova instituições e da Lei 12.711 (Lei de cotas para escola pública e racial) ainda mantêm níveis elevados de desigualdades, penalizando os jovens mais pobres, negros e de escola pública. Entre trabalho e fazer uma aposta na educação superior, o que querem os jovens? Este projeto tem por objetivo identificar as aspirações e expectativas de jovens estudantes do ensino médio público do Rio de Janeiro em relação a trabalho e estudo após a conclusão da educação básica. Para tanto, propomos a realização de uma pesquisa que terá quatro fases e terá a produção de dados quantitativos e qualitativos. A primeira fase, consiste na produção de uma análise sobre as características socioeconômicas dos estudantes do ensino médio público nas últimas duas décadas com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE. A segunda fase, será aplicado um questionário on line a um conjunto de alunos do ensino médio de escolas públicas no Rio de Janeiro sobre suas aspirações e expectativas em relação a trabalho e acesso ao ensino superior. A terceira fase, serão realizados grupos focais com estudantes do ensino médio respondentes dos questionários que manifestarem o desejo em participar dessa segunda etapa da pesquisa. A quarta fase será a aplicação de um novo questionário para os respondentes da primeira fase após o ENEM e SISU para identificar a situação deles em relação a trabalho e estudo..