A presente dissertação tem como objetivo realizar um “estado da arte” da produção acadêmica sobre políticas de ação afirmativa para negros no ensino superior brasileiro, em especial as cotas raciais, além de sistemas de distribuição de bolsas. Para isso, foram mapeadas 17 teses e dissertações que contém estudos de caso sobre a implementação desses sistemas em determinadas instituições de ensino, políticas essas que visam democratizar o acesso ao ensino superior e, assim, abrir caminhos na luta contra o racismo e a desigualdade racial existente no Brasil. Este mapeamento busca realizar um balanço geral do que já foi produzido sobre essa questão no âmbito da pós-graduação, com o intuito de produzir um acúmulo de conhecimento que auxilie na construção futura de uma agenda de pesquisa sobre o assunto. A opção por enfocar apenas em teses e dissertações se deu através das constatações de que, primeiro, não há nenhum estudo que vise realizar esse tipo de balanço e, segundo, trata-se de uma área constantemente negligenciada pelo resto da literatura sobre o assunto. A leitura destes trabalhos revelou dois eixos de análise centrais, nas quais os estudos foram divididos em, de um lado, as teses e dissertações que investigaram como se deram os processos de implementação das cotas raciais no Brasil e, do outro, os que pesquisaram os impactos da política de cotas raciais no ensino superior. Os resultados deste “estado da arte” revelaram elementos que contradizem algumas das premissas reproduzidas por acadêmicos no desenrolar do polêmico debate sobre as cotas raciais, iniciado no começo desse século, além de ter possibilitado traçar algumas perguntas e indagações que podem vir a ser retomadas em investigações futuras sobre o assunto.