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O objetivo desta dissertação consiste em pensar as possibilidades de análise que a arte oferece à antropologia, enquanto objeto de estudo, que ao representar um sistema cultural, mais do que um reflexo da sociedade que a produz, se apresenta como uma reflexão sobre ela. A análise da brincadeira do Cavalo-Marinho - complexo festivo e espetacular que envolve dança, música e poesia, realizado por cortadores de cana-de-açúcar da Zona da Mata Norte de Pernambuco - pretende levantar uma discussão sobre a experiência estética enquanto elaboração de estilo intencional ligada a valores que almejam o melhoramento do mundo. Uma reflexão sobre os corpos em movimento desses brincadores se faz necessária na medida em que pluraliza e diversifica a concepção de povo purista e homogênea, predominante na interpretação de um grupo de intelectuais do início do século, e contribui para a compreensão do próprio corpo da brincadeira, ao serem valorizadas categorias como, por exemplo, a safadeza, que no Cavalo-Marinho se apresenta como uma das mais importantes técnicas produtoras de beleza. A arte da brincadeira enaltece a parceria como forma de celebrar a diferença e nos mostra que brincar é ter uma relação de cuidado com a vida.

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