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O presente trabalho tem como objetivo explorar a área de políticas culturais no Brasil, a partir do enfoque metodológico da cientometria. A ideia consiste em fazer usos de seus recursos, notadamente do estudo de redes de colaboração científica, para iluminar possíveis aspectos característicos da área. Para tanto, com o apoio do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos, foram desenvolvidos critérios técnicos para apurar quantos são os possíveis e prováveis pesquisadores na área, a partir das informações curriculares disponíveis na Plataforma Lattes. Para esta diagramação, foram utilizadas as similaridades semânticas presentes nos currículos Lattes, bem como a presença de coautorias. A ideia central é entender como o seu arranjo multidisciplinar ocorre frente ao seu desenho de rede de pesquisadores e explorar as indexações curriculares como classificações simbólicas que informam o universo científico-acadêmico. Nesse sentido, um mapeamento preliminar foi realizado com o objetivo de localizar e quantificar a publicação sensível ao tema no Lattes, as características semânticas dessas produções, os marcadores institucionais e sociodemográficos dos pesquisadores selecionados e a presença da sua indexação nominal em diferentes instâncias de descrição de atividade acadêmica na Plataforma Lattes.

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